O Estado de São Paulo, n. 46463, 02/01/2021. Política, p. A4

 

Maguito assume da UTI e passa para vice

02/01/2021

 

Internado. Cidade começa administrada por Rogério Cruz

O prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), de 71 anos, tomou posse ontem, por meio de assinatura eletrônica. O documento foi enviado antes do início da solenidade. O vice Rogério Cruz, do Republicanos, assume a administração, enquanto o emedebista segue internado na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde se recupera após contrair a covid19. Também foram empossados, para a legislatura 2021-24, 35 vereadores.

Após a solenidade, no Centro de Cultura da Universidade Federal de Goiás, Rogério Cruz seguiu para o Paço Municipal, onde recebeu o cargo de Iris Rezende (MDB) que assim se despediu da vida política.

Um dos grandes desafios da gestão de Maguito recai na atenção ao atendimento da saúde pública e da preparação da população para a vacinação contra o coronavírus.

No transporte coletivo, Vilela terá de buscar soluções para os problemas agravados pela pandemia. Recentemente o Sindicato das Empresas de Transporte informou à prefeitura de Goiânia que deve R$ 75 milhões e que o sistema poderia entrar em colapso por falta de recursos para operar. Na educação, um problema que vem desde os anos 1990 é o déficit de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil. Desafogar o trânsito da capital é outro grande desafio da nova gestão – Goiânia tem mais de 1,24 milhão de veículos. Além disso, um importante debate de 2021 será a atualização do Plano Diretor da cidade, que a equipe de Maguito quer reformular. “Vamos fazer uma gestão transparente e simples, mas acima de tudo voltada diretamente a cuidar da cidade. Quando se cuida da cidade, você está cuidando das pessoas e é a esse tipo de gestão que eu quero dar início”, afirma o vice Rogério Cruz. A divulgação dos nomes que comporão o secretariado municipal ficou para este sábado.