Título: Ovo de Páscoa engorda com o PIB
Autor: Bruno Rosa
Fonte: Jornal do Brasil, 12/03/2005, Economia & Negócios, p. A17

Produção de chocolates maiores dobra com recuperação da renda

Não foram apenas a economia e a renda do trabalhador que cresceram neste ano, em comparação com 2004. Na Páscoa, os ovos de chocolate deixaram de caber na palma de mão. Nas gôndolas, os espaços para as delícias acima de meio quilo aumentaram. E muito. São, ao todo, cerca de 13,5 milhões de ovos. Este ano, eles representam 12,5% da produção para a data, mais que o dobro do ano passado, de acordo com da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).

O aumento também nas vendas é sentido desde o segundo semestre de 2004, quando aumentaram históricos 24%, puxadas pela melhora nos indicadores econômicos. Assim, os principais fabricantes apostaram pesado na Páscoa, a ser comemorada daqui a duas semanas. Dos 110 lançamentos do mercado em 2005, 30% são em ovos tamanho família.

Além de marcas tradicionais do mercado, como Diamante Negro e Laka, ambas da Lacta, e Serenata de Amor, da Garoto - que ganharam nesta Páscoa versões maiores -, outras novidades prometem chamar a atenção dos consumidores.

A Nestlé criou os ovos de sorvete Moça Fiesta Brigadeiro, de 522 gramas, e Crunch, de 537 gramas. Ambos vêm com uma taça de brinde. O sorvete, protegido por uma embalagem de plástico, reproduz os sabores dos chocolates.

- Estamos prevendo um crescimento de cerca de 8% nas vendas, dada a recuperação da economia e a boa perfomance da categoria de chocolates no ano de 2004 - explica Fernanda Zamikhowsky, gerente de Páscoa de Chocolates Nestlé.

Já a Lacta, da Kraft Foods, aposta em novos formatos para os chocolates e recheios com camadas duplas. A companhia, que aumentou em 20% seu investimento em publicidade este ano, aposta no sofisticado ovo Tiramisu, com 765 gramas de chocolate ao leite com biscoito e recheio de creme.

A Lacta também promete ineditismo e lança, este ano, o Sonho de Valsa em forma de coração. Com 295 gramas, o produto consumiu dois anos de pesquisas.

- O consumidor quer coisas novas. Noventa por cento de nosso crescimento é obtido através dessas novidades. Por isso, já trabalhamos para a Páscoa 2007 - explica Anthony Walters, diretor de chocolates da Kraft Foods.

A Garoto aposta em personagens infantis e ovos maiores como o Serenata de Amor, que ganhou versão de 550 gramas. Para o público infantil, a empresa lançou ovos dos personagens Shrek, Barbie e Taz. A empresa está investindo R$ 10 milhões em marketing. O objetivo é aumentar em 5% as vendas ante o ano passado.

Apesar das novidades, os ovos registraram alta de até 10%, em média, nos preços em relação ao ano passado, devido aos custos inflacionários em 2004.

De acordo com os dados da Abicab, a produção industrial este ano aumentou 5%, chegando a 19,4 mil toneladas. As vendas devem atingir R$ 535 milhões, 6% a mais que os R$ 505 milhões vendidos no ano passado.

- A Páscoa é o primeiro termômetro de consumo do ano. Os lançamentos aumentaram em 10% este ano, o que prova que as empresas estão mais otimistas nesta Páscoa - diz Getúlio Ursulino Netto, presidente da Abicab.

O estudante Felipe Conrado Silva, de 13 anos, já começou a pesquisar os ovos de Páscoa de personagens infantis para pedir aos pais na data.

- Há muitas novidades este ano. Os maiores sempre são melhores porque sempre têm brindes - disse o estudante enquanto acompanhava a mãe no supermercado.