Título: Rossetto cobra verbas de Lula
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 06/04/2005, País, p. A4

Objetivo é evitar nova onda de invasões de terra

BRASÍLIA - Em reunião no Planalto para tratar do orçamento para a reforma agrária e a onda de invasões de terra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ouviu do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, que as verbas de 2005 da pasta estão praticamente esgotadas, sinalizando um acirramento das tensões caso o governo não libere mais recursos. Em conversa com Lula, Rossetto afirmou que, dos R$ 480 milhões disponíveis para desapropriação de terras, R$ 322 milhões foram gastos no início deste ano. Apesar disso, o ministro saiu do Planalto sem nenhuma promessa a curto prazo nas mãos. - Já empenhamos grande parte dos recursos. Há um esforço, mas é evidente que o governo trabalha com limites.

Rossetto admitiu que teme que a verba disponível se esgote antes de suposto descontingenciamento orçamentário.

A reunião de ontem foi concorrida. Além de Lula e Rossetto, participaram José Dirceu, Antonio Palocci, José Alencar e representantes do Incra e do Planejamento. Discutiu-se a atual onda de invasões, chamada de Abril Vermelho, Rossetto falou em ações ''democráticas'' que devem ser respeitadas, mas deu um recado a sem-terra e fazendeiros.

- Temos um respeito às manifestações quando dentro da legalidade. Não queremos violência, venha de onde vier.

As invasões e a falta de verba também preocupam o PT. Ontem, o presidente do partido, José Genoino, disse que a sigla vai se mobilizar para que o governo cumpra as metas da reforma.