Título: A imagem em jogo
Autor: Sérgio Pardellas e Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Jornal do Brasil, 20/04/2005, País, p. A3

Enquanto acontecia a solenidade do Dia do Exército, o presidente era informado por um de seus auxiliares sobre o resultado da pesquisa CNT/Sensus que apontou uma queda de 6 pontos percentuais na aprovação de seu desempenho pessoal. Apesar de a aprovação ao seu governo se manter estável, a avaliação do desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu uma queda em relação a fevereiro, De fevereiro para abril, o índice caiu de 66,1% para 60,1%. Foi a primeira queda desde junho de 2004. A avaliação positiva de seu governo, de acordo com o levantamento, também caiu, embora dentro da margem de erro: de 42,6% em fevereiro para 41,9% em abril.

- A queda na avaliação social do governo, em especial nas áreas de saúde, pobreza e violência mostra que, na percepção da sociedade, o atendimento das demandas sociais está aquém de suas necessidades - disse o presidente da CNT, Clésio Andrade.

Os organizadores da pesquisa também chamam a atenção de que a avaliação do governo se manteve estável - a queda foi registrada na percepção da população sobre o presidente Lula.

A diferença entre os dois percentuais ainda é gritante - 60,1% aprovam o desempenho de Lula contra 41,9% que estão satisfeitos com o governo como um todo. Mesmo assim, os números são suficientes para se acender uma luz amarela.

- A população deu dois anos e meio para que Lula resolvesse os problemas sociais. A demora começa a afetar a sua imagem pessoal - afirmou o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes.