Título: Alerj: vale nepotismo no Código de Ética
Autor: Paulo Celso Pereira
Fonte: Jornal do Brasil, 11/05/2005, País, p. A6

A Assembléia Legislativa do Rio aprovou ontem por aclamação seu Código de Ética e Decoro Parlamentar, com a intenção de melhorar a investigação dos casos de suspeita de quebra de decoro. No entanto, o novo código não considera a prática de nepotismo falta de ética.

Depois de quase dois anos emperrado na Casa, o código de autoria dos deputados Paulo Melo (PMDB), Paulo Pinheiro (PT) e Paulo Ramos (PDT) entra em vigor hoje, ainda com suspeitas de sobre sua funcionalidade.

- A Bíblia não faz o bom cristão. Esse código vai dar mais transparência e celeridade, mas a cassação de um deputado depende da convicção de cada um - disse o líder do PMDB, Paulo Melo.

Sem a emenda do deputado Alessandro Molon (PT), que proibia o nepotismo, nem a do deputado André Corrêa (PPS), que obrigava os deputados a quebrarem o sigilo bancário e fiscal ao tomar posse, o código perde, em parte, sua eficiência:

- A Casa perdeu a oportunidade de banir essa prática nefasta, o nepotismo, que não corresponde ao desejo da sociedade que sustenta esta Casa - criticou Molon.