Título: Esquerda pede diretoria provisória
Autor: Sergio Prado
Fonte: Jornal do Brasil, 06/07/2005, País, p. A3

Um grupo de 18 deputados da esquerda do PT divulgou ontem, um documento no qual cobra a recomposição da Executiva Nacional do partido e critica a proposta de ''despetização'' dos ministérios para dar espaço ao PMDB e o discurso de ''golpismo'' da elite contra o governo.

O texto lista dez tópicos relacionados à crise que atinge o governo e aos problemas internos do PT. Logo na primeira linha, afirma que ''o PT enfrenta a maior crise da sua história'' e os militantes estão ''perplexos e inconformados'' diante da ''dilapidação do patrimônio político e ético do partido''.

O grupo pede a destituição da Executiva ''face à crise de legitimidade e credibilidade'' e propõe a nomeação de uma ''direção provisória'' para conduzir o partido até as eleições internas, agendadas para setembro. Pede auditoria nas contas da sigla e exige que os dirigentes citados em denúncias sejam submetidos ao Conselho de Ética.

O manifesto da esquerda petista também pede a saída do ministro da Previdência, Romero Jucá, e do presidente do BC, Henrique Meirelles, que enfrentam acusações no Supremo.

- Já deveriam ter sido afastados há muito tempo - diz o documento.

Paralelamente, deputados de outra antiga corrente petista, a Democracia Radical, que hoje compõe cerca de 15% do Campo Majoritário, defenderam o nome do ministro da Educação Tarso Genro (Educação) para ocupar a Secretaria Geral do partido. Genro confirmou que foi sondado sobre a possibilidade de ocupar um cargo na Executiva. Disse que aceita examinar a proposta caso haja consenso.