Título: PT coloca dirigentes regionais em xeque
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 25/07/2005, Brasília, p. D1

O aparecimento dos nomes de Wilmar Lacerda, presidente regional do PT, e de Raimundo Júnior, vice, na lista de pessoas que sacaram dinheiro das contas do publicitário Marcos Valério, acusado de ser operador do mensalão, promete esquentar o clima na reunião ordinária da Executiva do partido, que acontece hoje à noite. Representantes das alas de esquerda do PT-DF entrarão com um pedido para convocação do Diretório Regional a fim de deliberar sobre a permanência dos dois nos cargos. Petistas prometem ainda pressionar Wilmar a revelar se houve mais saques e quem os teria realizado. Na quinta-feira passada, durante um encontro extraordinário da Executiva regional, o afastamento de Wilmar e de Júnior chegou a ser discutido, mas eles permaneceram nos postos. Segundo Júnior, porém, sua candidatura à presidência do PT-DF representando o Campo Majoritário - conjunto de correntes que compõem maioria na legenda - ainda é uma incógnita. Júnior defende o adiamento do Processo de Eleições Diretas (PED), que acontece no dia 18 de setembro em todo o País.

- Este fato me prejudica, me fragiliza. Farei uma reunião ainda esta semana com as forças que me apóiam para decidir o que fazer. Mas o PED em setembro é inviável, pois a oposição já trabalha com o pedido de impeachment do presidente Lula, e com isso não dá para discutir renovações nas direções - afirma Júnior. Fazem parte do grupo que o apóia petistas de renome no cenário político local como o presidente do Banco Popular, Geraldo Magela, os deputados distritais Chico Floresta, Chico Vigilante e Érika Kokay, e os federais Wasny de Roure e Sigmaringa Seixas.

Segundo Júnior, os R$ 100 mil que sacou das contas de Marcos Valério foram direto para as mãos do ex-tesoureiro do PT nacional, Delúbio Soares. O vice-presidente garante que sequer teve a curiosidade de saber quanto havia no envelope que transportou da agência para a sede nacional do partido, na W3 Norte.

Já Wilmar Lacerda retirou R$ 50 mil para, de acordo com ele, saldar dívidas do PT-DF contraídas pelo Partido antes de seu mandato, iniciado em 2001. O saque, afirma, teria sido feito com autorização de Delúbio. Segundo um petista, o atual presidente teria firmado um ''pacto da verdade'' com integrantes da Executiva e concordado em revelar quem mais do PT-DF teria retirado dinheiro da conta do publicitário mineiro. Wilmar foi procurado por celular pelo JB, mas não retornou os recados.

Para Chico Machado, representante das alas de esquerda na disputa ao PED contra Raimundo Júnior, considera uma ''irresponsabilidade'' manter os atuais presidente e vice na direção. Ele defende uma intervenção do Diretório sobre a Executiva.

- É contraditório: se houve explicações tão convincentes, por que montar uma comissão para investigar o destino dos recursos? - questiona Machado. ''Já estamos desgastados demais'', diz. A Comissão de Averiguação é composta por três petistas que, em 20 dias no máximo, apresentará um relatório com o levantamento sobre os saques e o uso do dinheiro.

A esquerda petista reclama da falta de participação nas decisões de cúpula da legenda. O envolvimento de integrantes do Campo Majoritário com denúncias de corrupção traz a chance de renovar as direções. Com o agravamento da crise, a expectativa deles é de que ocorra uma onda ainda mais forte de desfiliações em todo o País.