Título: Comissão quer saber para onde foi dinheiro do Rural
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 30/07/2005, Brasília, p. D3

A Comissão de Averiguação instaurada pela Executiva Regional do PT reuniu-se na manhã de ontem e definiu o cronograma para tomada dos depoimentos dos dirigentes do partido no DF. Na próxima terça-feira (2), o presidente Wilmar Lacerda prestará esclarecimentos aos três integrantes da comissão sobre o saque de R$ 50 mil que fez em uma conta de Marcos Valério, acusado de ser operador do mensalão, no Banco Rural. Um dia depois, na quarta-feira, será a vez do vice-presidente Raimundo Júnior explicar o que foi feito com os R$ 100 mil que retirou da conta do publicitário mineiro. A comissão promete entregar o relatório conclusivo, a ser apreciado pelo Diretório Regional, até o dia 17.

Integrante da comissão, Antônio Carlos de Andrade, o Toninho, explica que o grupo elaborou um roteiro de dez perguntas para cada depoente. A principal questão é saber o que foi feito com o dinheiro retirado do Banco Rural. Wilmar alega que pagou dívidas do PT-DF, que tem as notas comprovando os pagamentos. Júnior afirma que, atendendo a um pedido do ex-tesoureiro Delúbio Soares, retirou o montante em um envelope e o entregou nas mãos do próprio Delúbio. Em depoimento a CPI dos Correios, no Congresso Nacional, porém, o ex-tesoureiro negou que tivesse autorizado os dois a retirar o dinheiro.

Apesar de não funcionar como uma instituição investigativa ou ética, Toninho acredita que não há motivos para questionar a credibilidade dos trabalhos da comissão.

- Não somos uma CPI interna, mas queremos deixar as coisas esclarecidas. Confiamos nas coerentes versões apresentadas por eles - disse o petista, sem querer antecipar quais questionamentos serão feitos aos dirigentes regionais.

Na segunda-feira passada, Wilmar Lacerda esteve no Banco Central, onde protocolou um pedido de antecipação da quebra de seus sigilo bancário a fim de tentar provar que nunca se beneficiou de recursos vindos de Marcos Valério.

Eleições internas - A candidatura de Raimundo Júnior ao Processo de Eleições Diretas (PED) do DF, representando o Campo Majoritário, ainda é uma incógnita. Os integrantes da Articulação Unidade na Luta, corrente à qual pertence, reuniram-se esta semana para discutir a construção de uma chapa única com o apoio das alas de esquerda. No entanto, nada ainda está fechado.

A expectativa dos majoritários é de que consigam adiar os PEDs em todo o País, marcados para 18 de setembro, em pelo menos 20 dias. A objetivo é evitar grandes movimentos de desfiliações. O prazo final para conclusão da dança das cadeiras para quem quiser concorrer a uma vaga nas eleições do ano que vem termina em setembro deste ano.