Título: Dirceu na lista de cassações
Autor: Paulo de Tarso Lyra e Renata Moura
Fonte: Jornal do Brasil, 10/08/2005, País, p. A3

O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), voltou atrás e enc aminhou ontem à tarde, ao Conselho de Ética representação contra quatro deputados, incluindo o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT-SP) e do líder do PL na Câmara, Sandro Mabel. Além dos dois, também serão analisados pelo conselho os processos contra Romeu Queiroz (PTB-MG) e Francisco Gonçalves (PTB-MG).

Hoje, às 15h, o presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP), vai abrir formalmente os processos de cassação dos quatro deputados, nomeando os relatores para cada caso. Feito isso, os parlamentares não podem mais renunciar para evitar perda dos direitos políticos por oito anos, na hipótese de ocorrer a cassação.

O recuo foi considerado uma vitória de Izar, que travou uma queda-de-braço há dois dias com Severino. Ontem, amparado por parecer da consultoria legislativa, ele anunciou que instaurará imediatamente todos os procedimentos de pedidos de cassação de parlamentares.

As representações ficaram, segunda-feira passada, presas na presidência da Câmara sob alegação de falta de estrutura do Conselho para todas as investigações ao mesmo tempo. Segundo o relatório elaborado por dois consultores da Câmara, ''a mesa não tem competência para decidir ou deliberar sobre remessa de representações protocoladas por partido político''. Diante do parecer e da pressão que recebeu, Severino despachou ontem todos os pedidos de cassação para o conselho.

- O bom senso imperou. Expliquei tudo direitinho para ele (Severino), inclusive sobre a cobrança da sociedade em relação às investigações. Não me sinto vitorioso, mas tenho de reconhecer que lutamos muito para levar isto a diante - afirmou Izar.

Antes de encaminhar os pedidos ao conselho, Severino recebeu apelos dos próprios investigados. Dirceu foi o primeiro. Ligou para o presidente da Câmara por volta das 13h e pediu que seu processo fosse despachado com urgência. Segundo o petista, ''politicamente'' a ausência das investigações não seria vista com bons olhos. Mabel procurou pessoalmente Severino. Em tom de ''quem nada teme'', fez o mesmo pedido.

- Para mim, que não devo nada, é duro ter de enfrentar essas acusações sem me defender. Já passou a hora disto. Agora, tenho de ter espaço para defesa - disse ontem durante sessão do conselho.

O conselho decidiu ontem formar uma comissão para avaliar a necessidade de levar a diante os processos contra os deputados do PTB Sandro Matos, Neuton Lima, Joaquim Francisco e Alex Canziani. Aparentemente já há consenso e que não há provas substanciais contra eles.