
TRECHOS DO DOCUMENTO 

1 - Todos os órgãos da Administração Direta da União têm acesso ao Diário Oficial para 
publicar atos, desde nomeações, despachos, compras de material e contratação de serviço. 

2 - Os textos são enviados em papel ou por meio eletrônico. Atualmente, mais de 70% dos 
atos são enviados ao Diário Oficial por computador. 

3 - Em cada órgão, um grupo seleto de funcionários têm acesso à senha para envio dos 
textos dos contratos. 

4 - As mensagens são enviadas de forma criptografrada (embaralhada) para evitar invasão 
de piratas eletrônicos ou fraudes. 

5 - Os atos relativos a compras, licitações e contratação de serviços do serviço público são 
centralizados no Ministério da Administração, no Serviço Eletrônico de Compras (Sidec). 

6 - O Sidec checa a autenticidade do ato enviado para publicação pela origem do órgão que 
o encaminhou e pela legitimidade da senha. 

7 - Só o Departamento de Imprensa Nacional (DIN) tem o segredo para decodificação das 
mensagens criptografadas. Toda a linha de produção e impressão do DIN é considerada área 
de segurança nacional, com acesso rigorosamente proibida a qualquer estranho. 

COMO FOI A PUBLICAÇÃO DOS DOIS CONTRATOS FALSOS E O QUE O GOVERNO FA 
Na terça-feira, às 16h30, alguém com acesso à senha do Sidec colocou no sistema os dois atos 
com a contratação de Pelé e da cantora Elba Ramalho. 
Ontem à noite o Governo identificou Keila Adriana de Jesus como autora das duas mensagens. 
Ela é funcionária da Sudam em Belém (PA), especialmente autorizada a operar o sistema 
mediante senha pessoal e intransferível concedida pelo chefe imediato. 
Keila foi imediatamente afastada das funções enquanto durarem as investigações. Uma 
sindicância apurará responsabilidades e ela pode ser demitida com base no Estatuto do Servidor. 
O Governo quer saber quais os motivos que a levaram à fraude: se foi sabotagem para 
desmoralizar o sistema, brincadeira de mau gosto ou má fé. 

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 
Çaaselloi de CoSerne 

CAmara tle Palitam 1,40flais 
Secretario Especial d. Políticas Regionais 

Supeilata~da do Daseavaivimaita da Atnanksia 
EXTRATO DE INEXIMILIDADE NE LICIN;f4 N9 1/,, 

N, Processo: 00427 	Objeto: contr4v4:00 dos sorvig0 pratia4o- 
nata do SashOr Edson An ► e* do EaseinakatO para proferir paleatta.anbra -  o 
:40844 no aundo . 
tONTRATADA! Isprint Tecnologia e In/omitiu* Ltda, 
Fundamente 4e9al: Artigo 25 inciso II , da Lei 0.068/93 
Justitl44tiva 	oxeatedc de derviços 
Peoleraçao da Iftecigibliidadd ea 18/05/1999 
Omaa: RINDSON ANTONIO »ANDA° DA cosTA 
Cargo! SubuElntendente Adjusto Administw:ivo 
astificaciço as l8/Q1/1999- 
Rase! ,70«. ARTUR CUM ?DURINHO 
Carga: Sugcrintandente 
Valor; R$ 500.000.00 

SIDK 	1t/05/1999 - Valor a faturar; R!', 92,68 ) 

' EXTRATO CE INRICI3ILIDAVS D5 VICITA0c NO 4/99 
N. Froccsso 0044'! 	 Objeto: C4AtratacIo das omrviCos Psofifflo' 
naid da .9eabora Riba Ramolho para anao comemorativa do 4mmult4tio 40 , iro . 
Aidente da Repúbljea, 

07PATALIA taba Shous e Sventoa 
Fundamento Legal: Artigo 25 , inciso III , 
Justilicativa 	: Preta4o de serviços 
!:aclaração de 1.0oig:t6i1W~ eia 18/05/1999 
Hoac 5!ADSON ANTONIO BRANDTLO DA COSTA 
Cargo: S4Ayintondanta Adjunto administrativo 
Ratirica9No est 18/W1999 
Noa*, JOSÉ ARTUR COEDEI ~IRO 
Cargo: superintendente 
Valor: R$ 800.014,09.. 
( 5IOCc • 18/05/1999 - valor 	fatnr.4: R$ e$.0 ) 

Lei 8. 

Diário Oficial é falsificado 
Contrato fictício indicava show de Elba Ramalho para Fernando Henrique por R$ 800 mil 

Editoria de Arte 

COMO DOIS CONTRATOS FALSOS FORAM PARAR NAS PÁGINAS DO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Vannildo Mendes, Catia Seabra, 
Rudolfo Lago e João Domingos 

BRASILIA 

publicação de dois atos falsos na edição de 
ontem do Diário Oficial da União, atribuídos 
à Superintendência de Desenvolvimento da 
Amazõnia (Sudam), causou alvoroço no Pa-

lácio do Planalto, irritou o presidente Fernando 
Henrique Cardoso e paralisou os trabalhos do Con-
gresso por mais de duas horas. Num dos atos, a 
cantora Elba Ramalho aparece como sendo contra-
tada por R$ 800 mil, sem licitação, para animar o 
aniversário de Fernando Henrique, que completa 
68 anos no dia 18 de junho. No outro, Edson Aran-
tes do Nascimento, o Pelé, é contemplado com R$ 
500 mil para fazer uma palestra sobre futebol. Por 
determinação do presidente, foram abertas três 
sindicâncias ontem mesmo — uma na Sudam, uma 
no Departamento de Imprensa Nacional e uma no 
Ministério da Administração, alem de um inquérito 
na Polícia Federal. Já foi descoberto que quem en-
viou os contratos para o Diário foi Keila Adriana de 
Jesus, servidora da Sudam em Belém. Ela foi afas-
tada das funções e responderá a processo discipli-
nar, podendo ser demitida com base no Estatuto 
do Servidor. O Governo quer apurar se foi brinca-
deira de mau gosto, má-fé e se alguém pretendia 
testar a segurança do sistema de contratações e 
compras da União. 

— Em qualquer hipótese, o Governo considera o 
ato falta gravíssima e a servidora arcará com todas 
as responsabilidades, inclusive penais — disse a 
ministra da Administração, Cláudia Costin. 

A Sudam divulgou nota oficial negando a auten-
ticidade dos contratos e repudiando o que consi-
derou uma tentativa de macular a instituição. O se-
cretário especial de Políticas Regionais, Ovídio de 
Angelis, ao qual a Sudam está vinculada, determi-
nou que todos os atos dos órgãos vinculados à 
área terão doravante que passar pelo crivo do seu 
gabinete. Para anular o efeito legal que os dois con-
tratos falsos obtiveram ao serem publicados, o Go-
verno publicará na edição de hoje do Diário Oficial 
dois outros atos, no mesmo espaço e com o mes-
mo destaque, revogando os anteriores. 

"Eu quero demis.spea". ,,diz FH 
_ _ A informação de que:a Sudam teria contratado 
Elba e Pele por cachês superfaturados paralisou 
ontem, por mais de'dtias horas,' trab'ãlhorda Cã-
mara e do Senado. Só à noite, depois de muita dis-
cussão, o líder do Governo na Câmara, Arnaldo 
Madeira (PSDB-SP), atribuiu a publicação errada a 
uma funcionária da Sudam. Mas o debate tomou 
quase toda a tarde, irritando . Fernando Henrique. 

- Eu quero demissões — indignou-se o presi-
dente, num telefonema ao líder do Governo no 
Congresso, Arthur Virgílio Neto (AM). 

No plenário, a denúncia provocou discussões 
acaloradas entre governistas e oposicionistas. En-
quanto a ex-prefeita Luisa Erundina (PSB-SP) repe-
tia que esse dinheiro deveria ser investido no com-
bate à seca, os aliados do presidente, como o líder 
do PSDB, Aécio Neves (MG), classificavam o ocor-
rido de sabotagem. Os governistas chegaram a di-
zer que os deputados de oposição foram irrespon-
sáveis ao acreditar que Fernando Henrique fosse 
pagar R$ 800 mil por uma festa de aniversário. 

- A oposição fez um carnaval em cima disso 
sem sequer investigar -• disse Madeira, exibindo 
uma lista dos lugares em que Fernando Henrique 
tem comemorado o aniversário desde que assu-
miu a Presidência. Sempre em família. 

Autor da denúncia, o deputado Marcelo Déda 
(PT-SE) foi um dos mais ardorosos na crítica: 

— Isso é provocação à sociedade. São gastos ile-
gais e imor,is. Revelam a ausência de parâmetros 

'./ èticos no Governo Fernando Henrique Cardoso — 
disse o deputado petista. 

-- Deploro que pessoas inteligentes, como o de-
putado Marcelo Déda, acreditem na participação 
do presidente nisso. Fernando Henrique vai fazer 
68 anos e, nos 67 anteriores, nunca comemorou o 
aniversário de forma extravagante. Isso é uma 
brincadeira de mau gosto e o responsável será pu-
nido — reagiu Arthur Virgílio, depois de um tele-
fonema ao Palácio do Planalto. 

Senha usada serviu para identificar funcionária 
A apuração do caso, segundo Arnaldo Madeira, 

foi rápida. Graças à senha, foi possível identificar a 
responsável pela publicação: uma funcionária com 
acesso ao sistema, que fazia um treinamento na Su-
dam. Embora Madeira negue a existência da Su-
print Tecnologia e Informática, que, no edital, seria 
representante de Pelé, a empresa figura entre os 
credores do Governo no Sistema Integrado de Ad-
ministração Financeira (Siafi). Só que, até ontem, 
não tinha recebido um centavo pela contratação 
de Pelé, mas apenas R$ 465 pelo fornecimento de 
tinta de impressora à Universidade de Goiás. A em-
prèsa Elba Show e Eventos sequer está entre os 
credores do Governo. 

O presidente do Senado, Antônio Carlos Maga-
lhães (PFL-BA), disse que o Governo devia uma sa-
tisfação à nação. A cobrança foi feita depois que o 
presidente do PMDB e líder do partido no Senado, 
Jáder Barbalho (PA), ocupou a tribuna do Senado 
para dizer que os editais eram falsos. Jáder afir-
mou que é o padrinho político do superintendente 
da Sudam, José Artur Guedes Tourinho, e que, logo 
depois de tomar conhecimento dos editais, procu-
rou esclarecer o que estava ocorrendo. 

— O presidente da República está na obrigação 
de imediatamente determinar a apuração dos fa-
tos. Se a Sudam tivesse feito estes contratos, seu  

superintendente teria que ser demitido sumaria-
mente — afirmou Jáder. 

Antônio Carlos, que presidia a sessão, desceu 
para o plenário, e pediu um aparte a Jáder. 

O órgão oficial do Governo não poderia pu-
blicar algo como publicou sem a anuência de al-
guém do Governo. Do contrário, corremos riscos 
no futuro -- disse o presidente do Senado. 

Ele lembrou ainda que, muitas vezes, criticou o 
presidente da República. Mas disse que é testemu-
nha de que Fernando Henrique e sua família são 
comedidos nos gastos. 

Visitei o presidente, em São Paulo, e pude ver 
a sua modéstia. Não tinha empregada. Era sua pró-
pria esposa que fazia o café e vinha servir aos dois  

convidados, eu e o governador Tasso Jereissati. 
Jáder disse que a publicação dos editais pelo 

Diário Oficial só pode ter uma razão: atingi-lo. 
—Há três anos, quando dei apoio à primeira CPI 

dos Bancos, fui objeto, durante quatro semanas, 
de reportagens que tentavam denegrir minha ima-
gem. Não passei recibo. Entendo que não é gratui-
to o que está a ocorrer. Não será surpresa se ama-
nhã aparecer no Diário Oficial a demissão do mi-
nistro Clóvis Carvalho e, no seu lugar, a nomeação 
do Alberto Cacciola; se for demitido o ministro Pi-
menta da Veiga e, no seu lugar, nomeado o ex-pre-
sidente Fernando Collor; nem se for demitido o mi-
nistro Pedro Malan e no seu lugar nomeado Fran-
cisco Lopes — disse Jáder, que advertiu para a  

possibilidade de, a partir de agora, o Diário Oficial 
ser um instrumento para ridicularizar o Governo. 

Isto é uma brincadeira de mau gosto, uma ir-
responsabilidade. Nenhum Governo está isento de 
uma atitude desta natureza. O cirre não se pode 
aceitar é o Governo não fazer uma apuração rigo-
rosa sobre o assunto — disse ainda Jáder. 

Segundo o porta-voz Georges Lamazière, Fer-
nando Henrique considerou o episódio gravíssimo 
e determinou a abertura de sindicânclas na Sudam 
e no Departamento de Imprensa Nacional. 

O presidente ficou indignado com a publica-
ção de dois contratos inexistentes, com o objetivo 
de criar uma má impressão sobre a atuação de um 
órgão do Governo -- disse Lamazière. ■ 


