Título: Corregedor quer a prova do cheque
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 13/09/2005, País, p. A3

O corregedor-geral da Câmara, deputado Ciro Nogueira (PP-PI), afirmou ontem que só vai chamar o presidente da Casa, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), para depor na Corregedoria após o empresário Sebastião Buani apresentar provas das denúncias feitas contra Severino. - Não quero correr o risco de ter que chamar o presidente Severino para depor duas vezes, por isto vou esperar o cheque que o senhor Buani afirma que tem, com o endosso do motorista do presidente. Vou esperar este cheque até amanhã, mas já posso dizer que desta semana não passa - disse Nogueira, se referindo ao depoimento de Severino, que é seu padrinho político.

O corregedor classificou como insatisfatório o extrato bancário apresentado por Buani ontem à Polícia Federal.

- Representa apenas um indício, mas não uma prova.

Na avaliação de Nogueira, o cheque seria a prova ''mais contundente'' de que Severino recebeu propina do empresário Buani.

O extrato bancário indica um saque de R$ 40 mil no dia 4 de abril de 2002, data do documento em que o presidente da Câmara, então primeiro-secretário da Casa, renovara a concessão do restaurante.

- O cheque seria uma prova muito mais consistente - reiterou Nogueira.

O corregedor confirmou ter conversado com Severino antes e depois da entrevista coletiva à imprensa, concedida pelo presidente da Câmara. Ele reafirmou o otimismo de Severino, que não acredita que possa ser atingido pelas denúncias. Segundo Ciro, Severino se mostrou ''muito contente'' com seu desempenho durante a entrevista.

Ontem, Severino apresentou um laudo de um perito de Pernambuco apontando que é falso o documento que Buani tem apresentado como uma das provas. O corregedor informou que vai pedir uma perícia oficial da Casa sobre o documento, já que a revista Veja também encaminhou o documento para análise e julgou ser verdadeiro. Ciro se negou a comentar tanto a decisão da oposição, que pretende obstruir os trabalhos da Câmara caso Severino continue no comando, como a decisão do presidente da Câmara de não renunciarapesar das críticas.

Sobre o caso envolvendo os 18 deputados indicados pelas CPIs dos Correios e do Mensalão, Ciro adiantou que seu parecer já está pronto e será votado na Mesa Diretora amanhã à tarde. Ele não concorda com a visão do quarto-secretário da Câmara, deputado João Caldas (PL-AL), de que a Mesa está dividida em relação à continuidade da abertura dos processos de cassação dos deputados.

- Eu conversei com todos os integrantes da Mesa na semana passada e a posição era unânime.

O líder do PP na Câmara, José Janene (PR) acusou os partidos de oposição de armarem ''um golpe'' para tirar o presidente da Casa, Severino Cavalcanti, do cargo ''legitimamente conquistado'' em uma eleição. Janene aproveitou a reunião informal de pepistas, que comemoram seus 50 anos no gabinete da liderança ontem à noite, para reafirmar o apoio ao presidente da Câmara.

- Severino tem o apoio integral, solidário e irrestrito de toda a bancada do PP. Confiamos no nosso presidente - disse o líder do PP.