Título: Acordo dará mais segurança ao Entorno
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 23/09/2005, Brasília, p. D3

Os governadores Joaquim Roriz, do DF, e Marconi Perillo, de Goiás, entregaram 27 novas viaturas ao Policiamento Integrado para o Entorno, doados pelo Ministério da Justiça e que fazem parte de um acordo de cooperação entre os dois estados. Segundo Roriz, os veículos trabalharão exclusivamente nos municípios vizinhos à capital federal e serão interligados ao sistema de segurança de Brasília. Qualquer necessidade de reforço será acionada imediatamente pelo sistema interno de comunicação. Durante a solenidade na Secretaria de Segurança Pública do DF, da qual participaram autoridades das duas unidades, Roriz afirmou que o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, prometeu repassar todos os recursos necessários para um reforço na saúde da região do entorno, com construção de hospitais e compra de equipamentos.

- Nós queremos criar uma espécie de amortecedor no Entorno na área de saúde, porque isso minimiza a situação dentro de Brasília e atende melhor a população de lá. Eu conversei com o ministro sobre essa necessidade, porque hoje atendemos 7 milhões de pacientes e nossa obrigação é de apenas 2 milhões. Ele [ministro]ficou muito sensível a isso e me autorizou a dizer aos prefeitos e ao governador que faça os projetos que ele libera imediatamente recursos - disse Roriz.

O governador ressaltou ainda que o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) está previsto para ser inaugurado em dezembro, mas seu funcionamento está dependendo da conclusão de uma licitação para compra de equipamentos, que já está em andamento. Ele calcula que a obra do prédio deve ser concluída em no máximo 40 dias.

Aliança - Durante discursos, Roriz e Perillo mostraram que continuam afinados politicamente. O governador goiano, filiado ao PSDB, ressaltou ter ''honra e orgulho'' da amizade que mantém com o chefe do Executivo do DF, que iniciou sua vida política na cidade de Luziânia (GO), que compõe o entorno.

Roriz, maior nome do PMDB no DF, disse aos presentes que prestem atenção sobre Perillo, que chamou de ''homem de futuro''.

- O Brasil não aceita mais políticos que não tenham comprovadamente uma função de honestidade. Marconi é um homem de futuro, porque ele é trabalhador, honrado e tem excelente visão política - exaltou o peemedebista.