Título: A descoberta do prazer na gravidez
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 22/10/2005, Vida, p. 2

''A exaustão, que aparece durante o dia, é decorrente de noites mal dormidas. No início da gravidez, o sono fica ainda mais acentuado. O ideal é que gestante reserve um tempo durante o dia para repousar'', explica o médico.

O tamanho da barriga também pode trazer desconforto para o sexo. Algumas mulheres sentem-se feias e ficam deprimidas com esta situação. Mas segundo a jornalista Regina Protasio, que escreveu o livro 6.720 horas, gravidez sem dúvidas, depois de chefiar a redação da revista ''Pais e Filhos'' durante oito anos, o prazer pode ser ainda maior.

''Em algumas mulheres, a libido aumenta e a vontade de fazer sexo é maior do que em qualquer outra fase da vida. Ainda assim, há o medo de ferir o bebê na gestação, o que, concretamente não acontece. Existem grávidas que perdem totalmente o desejo sexual e não devem se culpar por isso'', analisa Regina, ressaltando que alguns homens chegam a se sentir mais atraídos pela mulher grávida.

Desconfortos e incômodos à parte, a gravidez é um momento pleno na vida da mulher. ''Gestar'' um filho durante nove meses faz com que a mulher se cuide mais e não se preocupe apenas com a sua saúde. O bebê ainda na barriga já faz parte de sua vida. O resultado de tamanho desprendimento é compensador. Não existe emoção maior no mundo do que ser mãe.

CONTATOS:

Instituto Aurora: 2205-1570

Casa de Saúde São José: 2538-7928