Título: Virgílio ameaça bater em Lula
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 01/11/2005, País, p. A6

Alterado, o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), prometeu ontem dar ''uma surra'' no presidente Luiz Inácio Lula da Silva se alguma coisa acontecer com sua família, que estaria sendo ameaçada por um policial supostamente contratado para levantar informações contra ele em Manaus. - Se ameaçarem um filho meu, dou uma surra no próprio Lula. Sou de escorpião. Jamais desonraria o meu signo. Sou inesquecível como inimigo - disse ele.

- Vou descobrir quem é o vagabundo que contrataram lá em Manaus e vou dar uma surra nele pessoalmente - acrescentou o tucano.

O policial teria procurado um integrante da Força Sindical chamado Gilmar Reis Barbosa e oferecido R$ 100 mil por qualquer informação que denegrisse a imagem de Virgílio. O caso teria sido relatado ao senador pelo deputado federal Pauderney Avelino (PFL-AM).

- Mexer comigo, com a minha família, é como passar a mão no bumbum da mulher do Mike Tyson num bar. A reação será a mesma - afirmou Virgílio, arrancando risos dos senadores José Sarney (PMDB-AP), Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e Rodolpho Tourinho (PFL-BA).

O líder do PSDB pediu proteção policial para sua família e acusou o ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) de não levar a sério seus requerimentos, como o pedido de proteção aos irmãos do prefeito assassinado de Santo André (SP), Celso Daniel, e a testemunhas do caso.

- Daqui a pouco vai aparecer uma testemunha do caso Santo André que cometeu suicídio com um tiro na nuca ou então que se enforcou com as próprias mãos - ironizou Virgílio, em referência às sucessivas mortes de testemunhas do caso.

Ele discutiu com a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que presidia a sessão. Primeiro ele reclamou que ela não estava lhe dando atenção. A senadora respondeu que estava ouvindo e que encaminharia o pedido ao Ministério da Justiça.

- Eu quero que a senhora faça isso, mas sem muxoxo - disse o senador Virgílio, com o dedo em riste.

- Eu não sei o que é muxoxo - rebateu Serys.

O líder tucano começou a imitá-la no microfone, de pé no meio do plenário.