Título: Esquerda fora do segundo turno
Autor: Luciana Navarro
Fonte: Jornal do Brasil, 06/11/2005, Brasília, p. D3

A posição da esquerda na pesquisa do Ibope não é das melhores. Só o senador Cristovam Buarque teria chances de seguir para o segundo turno contra Paulo Octávio ou Arruda, ambos do PFL. Para a deputada federal Maria José Maninha (PSOL), os números da esquerda apresentados na pesquisa resultam da forte aceitação da direita no DF e da crise política que atinge o maior partido de esquerda do País. Sem se declarar candidata pelo PSOL, Maninha defende a candidatura única da esquerda como a melhor forma de derrotar a base governista.

- A direita tem dificuldade de mostrar candidatura única. Se não cair a verticalização teremos pluralidade de candidatos ao governo e isso pode ser um problema - diz a deputada, que comemora os 3% na pesquisa.

O presidente do PT no DF, deputado Chico Vigilante, não acredita que a verticalização seja derrotada e não abre mão de ter o PT com a cabeça de chapa para o Buriti. Vigilante aposta na campanha nacional para a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como a melhor forma de angariar votos para a legenda no DF. Apesar de citado na pesquisa do Ibope, ele garante que não será candidato pela legenda.

- O PT vai ter candidatura própria e vai estar no segundo turno não importa quem esteja do outro lado - enfatiza Vigilante.

Segundo ele, a liderança assumida por Arruda nas pesquisas não significa que ele será o candidato ao PFL.

- Arruda tem essa pontuação toda mas quem detém a máquina partidária é o Paulo Octávio - explica. (L.N)