Título: Painel reforça fraude científica
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 30/12/2005, Internacional, p. A13

Um painel de estudos sul-coreano deu um golpe devastador no trabalho do cientista Hwang Woo-suk, concluindo ontem que sua equipe, antes festejada, não forneceu dados para provar a alegação de que reproduziu células-tronco a partir de material de pessoas adultas.

A conclusão aprofunda a desgraça de um homem que já foi saudado como herói nacional pelo trabalho pioneiro com células-tronco e pesquisa de clonagem, e que agora pode enfrentar acusações criminais.

O painel também vai rever o artigo de Hwang de 2004 sobre a produção do primeiro embrião humano clonado e a criação do primeiro cão clonado do mundo, da raça afgan.

Hwang recebeu apenas uma boa nova, quando um laboratório de DNA de Seul, que não faz parte do grupo de investigação, confirmou que o cão é mesmo clonado.

- O painel sustenta que a equipe do professor não tem os dados científicos para provar que as células-tronco específicas foram feitas - disse Roe Jung-hye, pesquisador da Universidade Nacional de Seul.

O mesmo painel concluiu, na semana passada, que um artigo feito pela equipe de Hwang em 2005 contém dados fabricados e que prejudica os fundamentos da ciência.

O grupo de investigação disse que a equipe do cientista pode ter produzido somente duas linhagens de células-tronco, e não as 11 declaradas.

Roe disse a repórteres que os dois grupos de células, que poderiam ter provado as descobertas básicas da equipe de Hwang, não foram produzidas no laboratório do cientista, mas sim em um hospital de Seul.

Hwang está recluso há quase uma semana e não fez comentários para a mídia. Especialistas dizem que o caso é uma das maiores fraudes da história recente.