Título: Vice é a alternativa
Autor: Luciana Navarro
Fonte: Jornal do Brasil, 08/01/2006, Brasília, p. D3

Além da opção de concorrer ao Senado, o governador Joaquim Roriz estuda a possibilidade de participar de uma chapa do PMDB para concorrer à Presidência da República. Segundo o cientista político Ricardo Caldas, professor da Universidade de Brasília (UnB), a decisão do governador sobre o cargo ao qual pretende concorrer ainda não pode ser prevista. - A maior incógnita de Brasília é o que Roriz pretende fazer. A administração dele está entre as três administrações mais bem avaliadas do País e isso pode levá-lo a participar de uma chapa para a presidência - afirma Caldas.

O professor acredita que Roriz possa concorrer ao Palácio do Planalto como vice de Germano Rigotto, governador do Rio Grande do Sul, ou de Anthony Garotinho, ex-governador do Rio de Janeiro. Há ainda a possibilidade, que depende da verticalização e das coligações, de que seja vice de um nome do PSDB,

Segundo o senador Ney Suassuna, líder do PMDB no Senado, a possibilidade de Roriz concorrer ao Palácio do Planalto é bem vista dentro do partido.

- Roriz é um nome sempre lembrado. É uma pessoa humilde, capaz e trabalhadora. Além disso, é muito querido dentro do partido. Ele faz coisas complexas e outras muito simples como, por exemplo, o sistema de abastecimento de água e o complexo viário - mais difíceis - e o embelezamento da cidade com os canteiros de flores. Por isso, ele tem gabarito para ser candidato - justifica Suassuna.

Apesar dos nomes interessados em concorrer à Presidência PMDB, a legenda ainda não anunciou se terá candidato próprio nas eleições do ano que vem. Os pemedebistas estudam a possibilidade de fazer aliança com o PT para apoiar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Caldas considera a aliança entre petistas e pemedebistas muito desgastante levando em consideração que as duas legendas são rivais em vários estados.

De acordo com Suassuna, a coligação com o partido de Lula só seria possível se as siglas resolvessem os impasses regionais. Enquanto a aliança com os petistas não é decidida, o PMDB aposta na candidatura de Roriz ao Senado.

- Temos certeza que, se ele sai para senador, não terá nenhum adversário - comemora Suassuna.