Título: DF vai trocar imóveis em Goiás
Autor: Luciana Navarro
Fonte: Jornal do Brasil, 13/02/2006, Brasília, p. D4

Na sanção da lei que autoriza operação, Roriz avisa, em tom de despedida, que passará governo a Maria de Lourdes Abadia

Aclamado como presidente da República pelo público que participa das cerimônias no Palácio do Buriti, o governador Joaquim Roriz (PMDB) sancionou a lei que autoriza o Distrito Federal a alienar ou dar como pagamento os imóveis de propriedade do Instituto de Desenvolvimento Habitacional do DF (Idhab) localizados na Cidade Ocidental, já no Estado de Goiás. O ato de assinatura da lei no Palácio do Buriti, ontem pela manhã, foi conduzido em tom de despedida pelo governador. - Nosso governo está iniciando seu término. Existem questões para cuja solução fizemos esforço, de modo a que, ao terminarmos o mandato, não ficassem como pendências. Acho justo eu terminar o meu quarto governo com essa lei e entregar o governo a Maria de Lourdes Abadia com a consciência tranqüila - afirmou Roriz durante o discurso.

O governador disse que passará o cargo à vice governadora Abadia (PSDB) feliz porque poderá ir para casa cuidar da família. Ele não mencionou a intenção de concorrer ao Senado ou ao Palácio do Planalto, apesar da aclamação das pessoas presentes na cerimônia que gritavam:

- Brasil, urgente, Roriz para presidente.

Terrenos - A sanção da lei permitirá ao GDF negociar cerca de oito mil lotes de tamanho médio de 150 m² com a prefeitura da Cidade Ocidental. Cerca de quatro mil lotes devem ser passados à prefeitura como pagamento de uma dívida de R$ 11 milhões referente à falta de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Outros três mil lotes serão usados para desenvolver políticas habitacionais do GDF. Os mil terrenos restantes estão sendo usados em programas de cooperativas habitacionais.

- Esse ato de sanção diz respeito a um avanço positivo na política de habitação conjunta e concreta do DF para solução desse problema - disse a secretária de Habitação do GDF, Diana Motta.

O prefeito da Cidade Ocidental, Plínio Araújo (PSDB), propôs ao GDF que, além dos lotes, as dívidas sejam saldadas com projetos de parceria para a melhorias na infra-estrutura da região.

- Haveremos de fazer grandes parcerias para ajudar as pessoas que não tem teto - bradou o prefeito.

Segurança - Logo após a cerimônia de sanção da lei, que começou com uma hora de atraso, o governador participou da solenidade de entrega de três helicópteros para órgãos de segurança do DF: Corpo de Bombeiros, polícias Militar e Civil. O veículo doado ao Corpo de Bombeiros possui equipamentos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e já foi usado, mesmo em fase de treinamento, no socorro das vítimas do acidente ocorrido na Ponte JK na manhã de quarta-feira.

- Esse foi um batismo de fogo para a nossa aeronave e, mesmo em treinamento, cumprimos as exigências - afirmou o secretário de Segurança Pública, Athos Costa de Faria.

Os helicópteros custaram cerca de R$ 32 milhões. Poucos antes da entrega das chaves aos respectivos chefes das equipes de segurança, o Detran interditou o trânsito no Eixo Monumental no sentido Congresso Rodoferroviária. O tráfego ficou parado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães ao Palácio do Buriti por cerca de cinco minutos. Os motoristas, impacientes, buzinaram e reclamaram da paralisação em pleno horário de rush, 12h30.