Título: Alencar surpreende e apóia PCdoB em Belo Horizonte
Autor: Bruno, Raphael
Fonte: Jornal do Brasil, 04/05/2008, País, p. A9

O vice-presidente José Alencar (PRB-MG) acertou apoio à pré-candidata do PCdoB à Prefeitura de Belo Horizonte, a deputada federal Jô Moraes. PRB e PCdoB só não querem anunciar o acordo agora porque Alencar quer ampliar a coalizão. O PMDB é um dos alvos, embora cresça no partido a tese da candidatura própria.

Com Alencar participando da candidatura do PCdoB, Jô Moraes poderá vir a receber o apoio informal dos descontentes do PT com a aliança que o diretório municipal da sigla tenta aprovar ¿ apesar da proibição da Executiva Nacional petista ¿ com o PSB e o PSDB do governador Aécio Neves.

Descontentamento

Entre os descontentes do PT estão os ministros Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social, e Luiz Dulci da Secretaria Geral da Presidência. Alencar e o PRB-MG já fizeram várias reuniões com a candidata do PC do B, sigla que vem dando demonstrações públicas de apoio ao vice-presidente. Na solenidade da Inconfidência Mineira, em Ouro Preto, os militantes comunistas lá estavam com faixas de apoio a Alencar.

Ele não concordou com a forma com que o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT) ¿ defensor da aliança com Aécio ¿ conduziu as conversas com o PSDB, deixando de fora os partidos da base aliada do governo Lula.

Apesar de ficar em lado contrário a Aécio na disputa municipal, Alencar trabalha preservando o bom entendimento político com o tucano. A defesa que fez de uma candidatura mineira à Presidência em 2010, no discurso em Ouro Preto, já deixava claro que ele separa a questão local da nacional.

Jô Moraes já fala das afinidades dos comunistas com o vice-presidente, empresário do setor têxtil.

¿ O PC do B tem como objetivo um projeto nacional de distribuição de renda. É o discurso que o vice-presidente assumiu quando entrou na vida pública, haja visto que os dois têm os juros como adversários prioritários ¿ dissse.