Título: Em Manaus, divisão ajuda Amazonino Mendes
Autor: Bruno, Raphael
Fonte: Jornal do Brasil, 04/05/2008, País, p. A9

O PT também chega rachado nas eleições municipais de Manaus. Hoje, o partido define se lança nome próprio para a prefeitura, se apoia a reeleição de Serafim Corrêa (PSB) ou se embarca na candidatura do vice-governador Omar Aziz (PMN).

Os petistas ocupam cargos importantes tanto na administração municipal quanto na estadual. Mas parte do PT entende que Corrêa tem rejeição muita elevada e dificilmente conseguirá se reeleger. O prefeito estaciona nos 10% das intenções de voto nas pesquisas realizadas até o momento. Já Omar Aziz, que aparece no mesmo percentual de popularidade entre os eleitores e conta com o apoio do governador Eduardo Braga (PMDB), seria muito ligado a políticos e partidos conservadores que não tem muita identidade com a legenda.

Dois nomes

Caso opte pela candidatura própria, dois nomes são discutidos entre os militantes do partido. O do líder do governo na Assembléia Legislativa, Eduardo Braga, Sinésio Campos, e o do deputado federal Francisco Praciano. Ambos não ultrapassam os 3% nas pesquisas.

Enquanto a indecisão reina entre os aliados que hoje comandam o governo municipal e estadual, o ex-prefeito e ex-governador Amazonino Mendes (PTB) dispara nas pesquisas com mais de 40% das intenções de voto. Derrotado nas duas últimas eleições, Amazonino ameaça levar o pleito ainda no primeiro turno.

Aparecem ainda com chances de brigar pela segunda posição com o PT e o PSB as deputadas federais Vanessa Grazziotin (PCdoB), também na faixa dos 10% nas pesquisas, e Rebecca Garcia (PP), com um desempenho um pouco mais modesto nas sondagens e ainda lutando para evitar que parte de seu partido feche com Amazonino. (R. B.)