Seguir
Pesquisa:
Pesquisar em notícias de jornais e revistas
Pesquisa avançada

Sobre a Biblioteca Digital


A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 250 mil documentos de interesse do Poder Legislativo, propiciando segurança e preservação da informação, maior visibilidade na Internet, maior rastreabilidade em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento.


O acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos.


As obras publicadas na BDSF são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras.


Os autores interessados em publicar na Biblioteca Digital do Senado Federal devem preencher o Termo Geral de Autorização para Publicação Digital na BDSF  e seguir as instruções inseridas no próprio documento.


Os trabalhos devem ser de autoria própria e reportar-se sobre temas de interesse do Poder Legislativo, do Estado e da sociedade, nas áreas de Direito, Administração Pública, Ciência Política, História Política, Economia, Orçamento Público e áreas afins.


Trabalhos no formato de artigos devem ser submetidos à seleção da Revista de Informação Legislativa, cujas instruções de publicação estão disponíveis na Página da Livraria do Senado.Os artigos aprovados para publicação na Revista de Informação Legislativa serão posteriormente publicados na BDSF.


A seleção dos trabalhos para publicação é de competência exclusiva da Biblioteca do Senado Federal. Documentos publicados em outras bibliotecas digitais não serão aceitos, evitando desta forma a duplicação de esforços. Também não serão objeto de seleção trabalhos acadêmicos de instituições que não estejam vinculadas ao Senado Federal ou ao Congresso Nacional, mesmo que aprovados por banca examinadora competente.



Histórico


O projeto de elaboração e implantação da Biblioteca Digital do Senado Federal nasceu a partir da Portaria do Diretor-Geral nº 115, de 16 de maio de 2006, que designou um grupo de trabalho, composto por bibliotecários e analistas de sistema da Secretaria Especial de Informática do Senado Federal - PRODASEN, para estudar a implantação de uma biblioteca digital para o Senado Federal.


A primeira versão da BDSF, com um total de 55.823 documentos digitais, foi apresentada ao público na 2ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência do Senado Federal, em 22 de novembro de 2006.


A versão definitiva da BDSF foi apresentada nacionalmente, no XXII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, ocorrido em Brasília de 8 a 11 de julho de 2007, e, internacionalmente, durante o World Library and Information Congress: 73rd IFLA General Conference and Council, de 19 a 23 de agosto de 2007, em Durban, África do Sul.


A BDSF é uma solução baseada em DSpace,o software livre mais utilizado no mundo para a implantação de bibliotecas digitais, que segue importantes padrões internacionais de compartilhamento de informações. A BDSF foi inaugurada em 2006 com a versão 1.6 do DSpace. Em maio de 2013, a BDSF foi amplamente reformulada, utilizando a versão 3.1 do DSpace, e atualmente utiliza a versão 3.2.4. São feitos esforços contínuos para melhoria e estabilidade do sistema, assim como para ampliação e melhoria do acervo, garantindo sua preservação e divulgação constantes.


Desde a sua inauguração, o Senado Federal estabeleceu importantes parcerias com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), com vistas à integração da BDSF ao Consórcio BDJur de bibliotecas digitais jurídicas, e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), para o desenvolvimento de estudos do Dspace, software livre usado pela BDSF.


 
Apoio:  


       Implementado com:  
     Estatísticas de uso  


Fale conosco:  


Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho
Serviço de Biblioteca Digital - SEBID
Telefones:+55 (61) 3303-1267 / 3303-1268
E-mail: biblioteca@senado.gov.br
 
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11