
JORNAL DO BRASIL 

PT e PDS acusam Governo 
BRASÍLIA — O Governo está im-

pofirJo censura política na divulgação dos 
traííálhos da Assembleia Constituinte. A 
acusação, feita em plenário pelos depu­
t a r ^ Amaral Neto, líder do PDS, e José 
Genoino, vice-líder do PT, é mais um 
cagífulo da briga entre Governo e im­
prensa, que já fez com que os repórteres 
que cobrem o Palácio do Planalto fossem 
afastados do 3o andar, onde fica o gabine­
te do presidente, e até mesmo ativou o 
uso de helicópteros pelo presidente José 
Sarney, que os usa para fugir da im­
prensa. 

A Radiobrás. ou Empresa Brasileira 
de "Radiodifusão, ligada ao Ministério das 
Corhunicações, rompeu ontem o contrato 
com* a produtora independente Apoio 
VíjJeo, que produzia o programa domini­
cano/™/ da Constituinte, veiculado pela 

Arquivo-'! 2.11.85 

TV Nacional de Brasília. O presidente da 
Radiobrás, jornalista António Martins, 
exigiu o afastamento do comentarista 
Carlos Chagas para o programa continuar 
indo ao ar. A Apoio se recusou a fazê-lo. 

— Carlos Chagas não fazia comentá­
rios a respeito da Constituinte e simples­
mente usava o programa para atacar o 
Governo — explicou Martins, argumen­
tando que "nenhuma televisão estatal do 
mundo paga alguém para atacar o Gover­
no", mas negando que haja censura na 
emissora. "A TV' Nacional transmitiu ao 
vivo o debate entre o ministro dos Trans­
portes, José Reinaldo, e os constituintes, 
que atacaram o Governo à vontade", 
disse. 

José Genoino afirmou em plenário 
que foram proibidos os debates políticos 

no Jornal da Constituinte, o que levou o 
programa a ser eliminado. Isto, segundo 
ele, "é prova da censura na Constituin­
te". Martins admitiu que recomendou 
aos repórteres da TV Nacional que não 
fizessem perguntas sobre temas como a 
queda do ministro Dílson Funaro, quan­
do apenas se especulava a respeito, sobre 
manutenção da Aliança Democrática e 
mandato do presidente Sarney, "ou qual­
quer outro assunto que não esteja resolvi­
do e cuja repetição não seja de interesse 
do telespectador". 

Vetado— No 3o andar do Palácio 
do Planalto, não são apenas os repórteres 
da TV Nacional que não podem fazer 
perguntas. Por ali não circula mais nin­
guém da imprensa, que está confinada ao 
2o andar, onde o porta-voz António Fro-

fiV£~ 
onal quarta-feira, 20/5/87 • Io caderno • 7 

• 

de censura na Constituinte 
ta Netto dá as informações oficiais do 
Governo. O presidente Sarney chegou a 
receber em audiência um grupo de repór­
teres credenciados para explicar a medida 
e prometeu que, em troca, sempre que 
voltasse de qualquer viagem, daria uma 
entrevista no desembarque, ainda na Ba­
se Aérea de Brasília. 

Na primeira oportunidade, porém. 
Sarney rompeu o compromisso. Por "or­
dem da Presidência", segundo o oficial 
de dia, os repórteres foram impedidos de 
entrar na Base Aérea, no domingo, e da 
guarita de entrada viram quando o heli­
cóptero que conduziu Sarney ao sítio de 
São José do Pericumá cruzou o céu. Em 
Belo Horizonte, onde ele passou o dia, 
aconteceu o mesmo: os repórteres foram 
afastados e ele seguiu de helicóptero para 

a fazenda do governador Newton Car­
doso. 

Enquanto Sarney foge da imprensa, 
o secretário de Comunicação da adminis­
tração federal, Getúlio Bittencourt, cau­
sa um impasse entre o ministro da Justi­
ça. Paulo Brossard, e o presidente Sar­
ney: ele indicou Inaê Amado, sobrinha 
do escritor Jorge Amado, para a presi­
dência da Empresa Brasileira de Notícias 
(EBN), que é subordinada ao Ministério 
da Justiça. A notícia vazou e Brossard 
não gostou, por entender que sua área 
estava sendo invadida. Enquanto isso, o 
atua] presidente, Ruy Lopes, que é fun­
cionário do Senado, é obrigado a perma­
necer no cargo, embora esteja sendo 
requisitado de volta pelo senador Severo 
Gomes, de quem é assessor. 

Arquivo '1977 

Carlos tagasfoi vetam, 


