Título: Governo saudita pode estender voto às mulheres
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/02/2005, Internacional, p. A8

A Arábia Saudita poderá permitir o voto feminino em futuras eleições, disse ontem o ministro das Relações Exteriores saudita, príncipe Saud al-Faiçal, em entrevista à BBC. Ele destacou que as primeiras eleições municipais do país, abertas apenas para o voto masculino, tiveram amplo sucesso, sendo possível que esse direito seja estendido também às mulheres.

"O conselho eleitoral disse que as eleições para as assembléias municipais foram um sucesso, motivo pelo qual vai sugerir ao governo que permita às mulheres votar nas próximas eleições municipais", destacou o príncipe.

A eleição foi uma espécie de primeiro estágio de uma decisão sem precedentes do reino saudita de instituir o voto em âmbito nacional, dando início a um tímido, mas significativo, pelo ineditismo, processo de abertura democrática. A decisão do governo saudita reflete uma preocupação com os ventos de democracia que atingem o Oriente Médio depois da deposição do regime do Taleban, no Afeganistão, da deposição do ditador iraquiano Saddam Hussein e das pressões pró-democracia no Líbano e no Egito (ontem, o Egito anunciou eleições multipartidárias).

O príncipe saudita deixou claro que pressões externas não serão bem recebidas na Arábia Saudita.