Título: Da janela, João Paulo II abençoa fiéis
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/02/2005, Vida &, p. A10

O papa João Paulo II apareceu inesperadamente ontem na janela da Policlínica Gemelli, em Roma, onde está internado desde quinta-feira. Sentado em uma cadeira de rodas, ele abençoou, com o sinal da cruz, o pequeno grupo de pessoas do lado de fora. A aparição durou cerca de dois minutos e levou às lágrimas alguns dos católicos presentes. Aos 84 anos, o papa foi submetido na semana passada a uma traqueostomia por causa de problemas respiratórios. Ontem foi o primeiro domingo, em 26 anos de papado, que ele deixou de rezar o ângelus. O arcebispo argentino Leonardo Sandri foi o incumbido de benzer milhares de fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano. Das escadas da basílica, ele leu uma breve mensagem de João Paulo II que dizia: "Me sinto perto de vocês. Eu agradeço pela afeição de vocês e me sinto espiritualmente perto de vocês. Eu peço para que me acompanhem em suas orações."

O arcebispo disse ainda que o papa "está rezando e sofrendo por nós e pelo mundo". Ele não pode falar em virtude da traqueostomia - uma cirurgia que insere um tubo por um furo na altura da traquéia para que o paciente possa respirar mais facilmente -, e só apareceu na janela do hospital depois da bênção de Sandri.

"Eu vi sua mão levantada. Eu tenho fé. O mundo ainda precisa desse papa, eu espero que o vejamos muito mais no futuro", disse a italiana Laura Tosti, que estava do lado de fora do hospital. "João Paulo II não nos abandone", pediam cerca de 300 jovens, que presenciaram a aparição surpresa.

PEDIDO

Uma menina iraquiana ferida por uma bomba durante a guerra, que está sendo atendida no mesmo hospital do papa, pediu ontem para vê-lo. Ela foi identificada apenas como Diar, tem 4 anos e não pode andar por causa dos ferimentos. A menina chegou à policlínica no sábado, vinda de Nasiriya, sua cidade natal no Iraque. Segundo seu avô Hassan Shnawa, Diar é muçulmana e não sabia quem era João Paulo II até vê-lo na TV ao chegar na Itália. Os assessores do papa disseram que farão o pedido formal de visita.

João Paulo II deve ficar por tempo indeterminado ainda no hospital, para evitar riscos de infecção, informaram os médicos italianos. Um boletim médico sobre seu estado será divulgado hoje. Ao aparecer na janela ontem, o papa levou a mão a garganta e parecia sentir dor.

Sua decisão de abençoar os fiéis da janela, segundo fontes do Vaticano, foi tomada de última hora. Nem os técnicos da rede de TV vaticana foram avisados.