Título: 40 mil crianças e adolescentes somem por ano no País
Autor: Ricardo Rodrigues
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/02/2005, Metrópole, p. C8

Cerca de 40 mil crianças e adolescentes desaparecem por ano no Brasil. Na maior parte, são casos de fuga e os menores voltam para casa em até 48 horas ou acabam sendo localizados pelos pais. Em 15% das ocorrências, no entanto, as crianças ficam desaparecidas por longos períodos - como as gêmeas de Ediva de Oliveira e os filhos de Maria José de Oliveira - ou jamais são encontradas. Os dados são estimativas feitas pela Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (Redesap), uma vez que não há informações consolidadas sobre o problema. Descobrir a dimensão do drama e suas causas são justamente algumas das missões da rede, criada em 2002 pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos.

Nesses 15% estão casos que envolvem algum tipo de crime, seja seqüestro, subtração de menor ou assassinato. Segundo o coordenador da Redesap, Alexandre Reis, existem no Brasil 3 mil desaparecimentos considerados insolúveis. Entretanto, apenas 270 estão cadastrados no site da Redesap (www2.mj.gov.br/desaparecidos/), ou seja, há muito o que fazer.

"Recebemos os dados de 40 organizações municipais e estaduais", diz Reis. "O problema é que muitos desses órgãos não têm equipamentos para nos passar informações pela internet. Para resolver isso, estamos em contato com a Caixa Econômica Federal e faremos doações dos aparelhos."

De acordo com Reis, ter um banco de dados nacional é crucial. Isso porque várias crianças são levadas de um Estado para outro, como ocorreu com as duas famílias que acabam de se reencontrar. Outra ação fundamental é integrar albergues, orfanatos, unidades do Instituto Médico-Legal. A Redesap ainda está promovendo, com a Universidade de São Paulo (USP), estudo para identificar o motivo das fugas.

A primeira atitude a ser tomada quando se nota o sumiço de uma criança é procurar uma delegacia. Não é necessário esperar 24 horas. Quanto mais rápido o caso for comunicado, mais fácil fica de localizar a criança e impedir que ela seja levada para longe.