Título: PSDB diz que houve crime de responsabilidade
Autor: Wilson Tosta
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/02/2005, Nacional, p. A8
O PSDB reagiu com indignação à declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que teria impedido a divulgação de casos de corrupção ocorridos no governo passado e seus principais líderes disseram que vão processar o chefe do Executivo. "O PSDB vai processar o presidente por crime de responsabilidade", disse na Câmara o líder do partido, Alberto Goldman (SP). "O presidente Lula foi omisso e acobertou um crime". "Quando o presidente sabe que há um caso de corrupção, tem obrigação de levar este caso adiante e levar a quem de direito para apurar e punir seja quem for e doa a quem doer", disse Goldman. Ele afirmou que o presidente pode fazer brincadeiras sobre futebol mas não pode ser irresponsável e leviano. "Se o que ele disse corresponde à verdade, ele passou a ser omisso e acobertador do caso de corrupção. A culpa dele é tão grande quanto a do corrupto."
Goldman ressaltou que Lula é réu confesso. "Não sei se ele estava sóbrio quando falou isso, mas falou."
O deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) respondeu a Goldman e disse que o presidente seria irresponsável se tivesse denunciado a corrupção antes de sua apuração. Ele acrescentou que existem dúvidas sobre o processo de privatização. Já o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), emitiu nota para dizer que "é de estarrecer" a confissão feita pelo presidente. "O mais alto magistrado da Nação confessa, com desplante incompatível com a sobriedade, ter infringido dispositivo do código penal", diz. "Confessa prevaricação, tomou conhecimento de suposta e grave irregularidade na administração e, em vez de determinar sua apuração, como era de seu dever, mandou escamotear o fato", afirma. "Sua declaração é de absoluta irresponsabilidade." O líder do PSDB considera "inaceitável, e até sujeito a impeachment, comportamento como esse do presidente".
A oposição também reagiu à declaração de Lula de que toda vez que se fala em política social "aparece um engraçadinho na imprensa, televisão ou quem sabe no Congresso Nacional" dizendo que vai se gastar muito. O presidente do PSDB, Eduardo Azeredo, acusou Lula de ingratidão. "O presidente Lula tem falado demais e deve estar mal informado. Ele está sendo ingrato conosco." O tucano ressaltou que a oposição não critica os investimentos na área social. "A crítica é feita quando o dinheiro é gasto de maneira errada." O presidente do PFL, Jorge Bornhausen, ressaltou que a oposição tem sido responsável.