Título: Papa é operado para respirar melhor
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/02/2005, Vida &, p. A14
O papa João Paulo II, de 84 anos, foi hospitalizado novamente ontem na Policlínica Gemelli, em Roma, às 7h30 (horário de Brasília), onde foi submetido a uma traqueostomia (veja texto ao lado). De acordo com o Vaticano, o motivo da internação foi uma recaída da gripe que em 1.º de fevereiro o levou às pressas ao mesmo hospital, onde ele ficou por uma semana e meia. Apesar da notícia da traqueostomia ter circulado desde cedo no hospital, só no fim da tarde a confirmação da cirurgia foi feita pelo porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro Valls. Segundo ele, a operação começou às 16h20 (horário de Brasília) e terminou às 16h50. O resultado foi satisfatório.
Valls afirmou também que o próprio papa aprovou a realização da cirurgia. "O processo gripal, que provocou hoje (ontem) a hospitalização do Santo Padre na Policlínica Gemelli, se complicara nos últimos dias com a reaparição da insuficiência respiratória aguda, por causa de uma preexistente estenose (estreitamento) funcional da laringe. Esse quadro clínico levou à realização de uma traqueostomia para assegurar a ventilação adequada do paciente e para favorecer a solução da patologia da laringe", afirmou o porta-voz. "João Paulo II foi devidamente informado e deu seu consentimento. A operação se desenvolveu e terminou positivamente. O pós-operatório imediato é regular."
Fontes médicas já haviam afirmado às agências internacionais, poucas horas depois da internação, que João Paulo II tinha sido submetido à traqueostomia para desobstruir as vias respiratórias. Diferentemente do que ocorreu na última vez em que foi internado, cogitou-se o fato de que os problemas respiratórios de João Paulo II tivessem se agravado por conta do mal de Parkinson. A afirmação foi divulgada pelo cardeal mexicano Javier Lozano Barragán, encarregado pela Pastoral da Saúde do Vaticano.
De acordo com ele, o corpo de uma pessoa com 84 anos vai perdendo a vitalidade porque "ninguém é imortal". O cardeal afirmou que, com os atuais avanços médicos, é possível dar ao papa o tratamento adequado. Barragán ainda afirmou que o Vaticano está preocupado, mas não alarmado, pela saúde de João Paulo II. Hoje, ao meio-dia, será divulgado o primeiro boletim médico oficial.
Gianni Letra, assessor do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, disse que o papa estava sereno e consciente após a operação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou à noite a seguinte mensagem ao papa: "Ao tomar conhecimento da cirurgia a que se submeteu Vossa Santidade no dia de hoje, desejo, com a estima que lhe dedica a população brasileira, formular, em meu nome e no de todos os brasileiros, os sinceros votos de pronta recuperação de seu estado de saúde."
As notícias sobre a nova internação do papa provocaram consternação entre os fiéis. Em Varsóvia, católicos realizaram missas especialmente para rezar pela saúde de João Paulo II.
PARKINSON
O Vaticano confirmou que o papa era portador de mal de Parkinson em 2001. Mas, desde 1995, João Paulo II tem faltado a compromissos por conta de problemas de saúde. Naquele ano, ele interrompeu a mensagem de Natal em Roma por causa de uma gripe.
Em 2003, não compareceu a uma audiência por conta de problemas intestinais. Em 1.º de fevereiro deste ano, foi internado na Policlínica Gemelli com laringotraqueíte (inflamação aguda na laringe e na traquéia).