Título: Anatel cobra melhoria dos serviços dos celulares
Autor: Gerusa Marques
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/02/2005, Economia, p. B18

O presidente interino da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Elifas Gurgel do Amaral, disse ontem que vai cobrar das operadoras de telefonia celular uma melhora nos serviços dessas empresas. Ele disse que já vem conversando com representantes das operadoras sobre a qualidade dos serviços. Há empresas de telefonia que são recordistas de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor. "O número de reclamações tem sido grande contra o serviço móvel. Já que houve um aumento da planta, tem que haver um incremento na qualidade", disse Amaral, após participar ontem da cerimônia de assinatura de convênios sobre o sistema brasileiro de TV digital. "Queremos quantidade com qualidade", comentou, referindo-se ao crescimento elevado do número de celulares que já ultrapassou os 66 milhões de aparelhos em funcionamento no País.

O presidente da Associação Nacional das Operadoras Celulares (Acel), Amadeu de Castro, disse que vai propor ao presidente da Anatel que as reuniões sejam feitas individualmente com cada operadora, porque cada empresa tem uma realidade diferente da outra. Depois dessas reuniões, as operadoras poderiam decidir quais medidas serão tomadas individualmente ou em conjunto.

Castro disse que o crescimento do número de celulares tem sido rápido e principalmente nas camadas mais baixas da população, com menos instrução. Segundo ele, as operadoras têm consciência de que quando o cliente tem problema com uma empresa a troca por outra e que perder um cliente custa caro.

Amaral informou ainda que o Conselho Diretor da Agência ainda não decidiu a data para a licitação das licenças para operação da terceira geração de telefonia celular (3G), com tecnologia mais avançada. Mas ele não descartou a possibilidade a licitação ser feita este ano.

Em palestra feita na semana passada, o superintendente de Serviços Privados da Agência, Jarbas Valente, apresentou cronograma prevendo que a licitação dessas licenças ocorrerá entre agosto e dezembro.