Título: Juros altos inibem financiamento e venda de motos cai 5% em janeiro
Autor: Cleide Silva
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/02/2005, Economia, p. B11

As vendas de motocicletas no mês passado registraram queda de 5% na comparação com dezembro e de 4,3% ante igual mês de 2004. A elevação dos juros para o financiamento é apontada por fabricantes como um dos inibidores do mercado, que comprou em janeiro 80.462 unidades. Já a produção, amparada pelas exportações, teve queda inferior, de 2,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com dezembro, período em que as empresas concedem férias coletivas, a produção foi 17,3% maior. As exportações de motos somaram em janeiro 11.744 unidades, quase 30% acima do volume registrado há um ano. A Yamaha exportou 3.128 unidades, ante 724 em igual período do ano passado, o que representa um aumento de 332%. A empresa fechou um contrato especial de vendas para os Estados Unidos no ano passado. A Honda vendeu no exterior 8.616 motocicletas, 2,6% a mais que em janeiro de 2004.

O recuo nas vendas internas no primeiro mês do ano não desanima o setor que, após registrar recorde de produção e vendas em 2004, aposta em resultados ainda melhores este ano. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), devem ser produzidas 1,146 milhão de motos, 8% acima do ano passado. O mercado interno deve absorver 976 mil unidades.

O uso cada vez mais intenso das motos no trabalho por motoboys e agroboys (uso no campo) e para locomoção nas grandes cidades é a principal alavanca das vendas. "Elas são ágeis no trânsito e a manutenção é barata", resume o presidente da Abraciclo, Paulo Takeuchi.

A Honda, maior fabricante brasileira, vendeu no mês passado 52,6 mil motos, uma queda de 14,4% em relação a igual mês do ano passado. Com esse resultado, a marca respondeu por 80,7% do mercado total. Há um ano, a participação era de 90,1%. A Yamaha, segunda no ranking, vendeu 10,1 mil unidades, um aumento de 77,4% ante o janeiro anterior. Sua participação no mercado saltou de 8,4% para 15,6%, segundo a Abraciclo.

As duas marcas preparam novidades para os próximos meses. A Yamaha lança em março a XT 660, uma fora de estrada com injeção eletrônica, a primeira moto com essa tecnologia a ser fabricada no País. Recentemente, a marca lançou a Neo 115, com equipamentos como porta-capacete.

A Honda, que projeta incremento de 10% nas vendas este ano (para 850 mil unidades), está desenvolvendo uma moto mais popular, na faixa de preço não superior a R$ 4 mil. A informação é de concessionários da marca. O gerente-geral de vendas, Marcos Zaven Fermanian, informa apenas que o mercado brasileiro "exige atualização constante e a empresa precisa acompanhar as necessidades do mercado."