Título: Ilha continua a atrair auxiliares de Lula
Autor: Ariosto Teixeira
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/03/2005, Nacional, p. A7

Cuba, "a Disneylândia da esquerda brasileira", na definição do deputado Delfim Netto (PP-SP), continua sendo um dos destinos preferidos dos auxiliares do presidente Lula. Desta vez, quem passará uma semana na ilha será o secretário nacional da Juventude, Luiz Roberto de Souza Cury, entre dias 13 e 20. No carnaval foram para lá os ministros da Casa Civil, José Dirceu, da Educação, Tarso Genro, e da Cultura, Gilberto Gil. Na semana passada foi o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Mauro Marcelo de Lima e Silva, e do presidente da Companhia Vale do Rio Doce, Rogério Agnelli. A Companhia Vale do Rio Doce explicou, por meio de sua assessoria, que tem feito pesquisas em vários países onde vislumbre acesso a bons negócios. No caso de Cuba, o contato da presidência da empresa com o presidente Fidel Castro durou cerca de seis horas, e o interesse seria no fato de que o país tem uma das principais reservas de níquel do mundo.

No caso da Abin, depois da visita do delegado Mauro Marcelo a Havana, agora será a vez de analistas da agência fazerem intercâmbio na área de inteligência, incluindo combate ao terrorismo e tráfico de drogas, armas e pessoas. O governo informa que a visita é parte de um intercâmbio da Abin com vários países no mundo e em setembro Mauro Marcelo esteve em Washington em contatos com a agência de inteligência americana, a CIA, e a polícia federal dos EUA, o FBI.

A Petrobrás, cujo presidente, José Eduardo Dutra, esteve de férias na ilha no fim do ano, tem escritório montado em Havana. A empresa realiza pesquisas em águas profundas no Caribe e seus técnicos viajam com freqüência para Cuba.

O embaixador do Brasil em Cuba, Tilden Santiago, ressaltou que a relação entre os dois países não foi ampliada apenas porque o Brasil tem um governo de esquerda, mas porque isso faz parte da estratégia do governo Lula de promover a integração da América Latina e do Caribe, dentro de uma lógica empresarial e comercial.