Título: Para a História: a primeira volta ao mundo sem escalas
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Fonte: O Estado de São Paulo, 04/03/2005, Vida &, p. A24

O piloto milionário Steve Fossett, de 60 anos, bateu ontem o recorde mundial da aviação ao completar o primeiro vôo ao redor do mundo sem escalas nem reabastecimento. Ele aterrissou no aeroporto de Salina, no Estado do Kansas (EUA), após 66 horas de vôo. O monomotor GlobalFlyer, pousou às 16h48, hora de Brasília, depois de ter passado por várias crises de combustível durante a viagem de 36.895 quilômetros. Para a façanha completada ontem, ele precisou só de uma tentativa. Antes da aventura com o avião, ele havia falhado cinco vezes até conseguir dar a volta no globo em um balão. A nova aventura soma mais um dos muitos recordes do milionário como balonista, piloto e velejador.

O americano, que partiu na última segunda-feira do Kansas, superou o mais recente grande recorde da aviação mundial: a viagem mais rápida neste tipo de aparelho ao redor do mundo.

Para que o vôo possa ser registrado pela Federação Aeronáutica Internacional, é exigido que se comece e termine do mesmo aeroporto depois de uma travessia por todos os meridianos do planeta. De acordo com as regras, também deve-se cobrir pelo menos 36.787 quilômetros, a mesma distância da longitude do Trópico de Câncer. Richard Ionata, da Associação Nacional de Aeronáutica dos EUA, disse que sua instituição estudará todas as informações sobre o vôo de Fossett para verificar e, possivelmente, oficializar o recorde.

Em uma conversa pelo telefone com os jornalistas enquanto sobrevoava o Havaí e se dirigia à Califórnia, Fossett disse que estava cansado porque só estava tirando pequenos cochilos. "Está tudo indo bem", disse Fossett, enquanto sua aeronave avançava a uma velocidade de 620 quilômetros por hora e uma altura de 14.340 metros. "Estou muito contente com a situação e acredito que tenho boas probabilidades de completar a travessia", acrescentou o piloto, que permaneceu durante quase todo o percurso se alimentando de milk shake.

Pouco antes de ele completar o trajeto, o diretor do projeto, Paul Moore, informou que as condições do vento e de combustível melhoraram na região e que Fossett continuava entusiasmado com sua aventura. O GlobalFlyer, com um tanque que reserva quase 2,5 toneladas de combustível, teve um custo de US$ 10 milhões.

A primeira viagem sem escalas e sem reabastecimento foi feita por Yeager e Rutan. Em 1986, eles levaram nove dias para percorrer 42.300 quilômetros, mas o o percurso teve de ser desviado porque as autoridades da Líbia não permitiram a passagem da aeronave por seu espaço aéreo.