Título: Papa melhora e pode ter alta até a Páscoa
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/03/2005, Vida &, p. A24
O estado de saúde do papa João Paulo II continua evoluindo bem, informou, ontem, o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro Valls, que evitou fazer previsões sobre quando ele terá alta. Navarro disse, ainda, que o papa come regularmente, continua seus exercícios para recuperar a voz e a ferida causada pela traqueostomia está cicatrizando. Ele acrescentou que João Paulo II tem recebido vários dignatários eclesiásticos, com os quais "segue diariamente as atividades da Igreja". "As condições de saúde do papa estão melhorando progressivamente", afirmou Navarro. "Ele se alimenta regularmente e passa várias horas do dia em uma poltrona. A incisão cirúrgica está melhorando e as sessões de reabilitação continuam sendo realizadas diariamente, com a colaboração do papa."
Dada a evolução satisfatória da saúde de João Paulo II, de 84 anos, o próximo boletim médico só será divulgado na segunda-feira ao meio-dia. "O papa tem muita vontade de regressar ao Vaticano, informou Navarro. "Mas não há data prevista para isso e não quero adiantar nada, pois a previsão poderia ser alterada tanto por fatores positivos quanto negativos."
Indagado sobre se o papa poderia voltar para o Vaticano antes da Semana Santa, ele respondeu que é possível, mas não é ele quem decide. Navarro afirmou também que o calendário da Semana Santa não sofrerá modificações e o papa vai decidir se participará das celebrações e como vai fazê-lo. "Isso será decidido quando o papa regressar ao Vaticano", disse o porta-voz.
Quanto ao programa de João Paulo II para domingo, Navarro declarou que o Vaticano decidirá no sábado sobre isso. Acrescentou, no entanto, que é provável que seja um arcebispo o encarregado de ler a oração do ângelus e abençoar os fiéis, como ocorreu no domingo passado.
Naquele dia, pela primeira vez em seus 26 anos de pontificado, João Paulo II esteve ausente do ângelus e delegou a leitura de uma mensagem ao cardeal argentino Leonardo Sandri. Inesperadamente, porém, e contra o que o Vaticano havia anunciado anteriormente, o papa apareceu na janela de seu quarto no hospital para abençoar os fiéis. Nova aparição como essa não está descartada para o próximo domingo.