Título: Produção de carros bate recorde em fevereiro
Autor: Renata Stuani
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/03/2005, Economia, p. B7

No mês passado, a indústria automotiva brasileira obteve recordes de produção e exportação para os meses de fevereiro. A produção de veículos atingiu 186 mil unidades e foi 20,1% maior do que em fevereiro de 2004 (que detinha o recorde do mês). O salto se deve às exportações, que atingiram US$ 737 milhões e foram 48,5% maiores do que em fevereiro de 2004 (recorde anterior do mês). No acumulado de janeiro e fevereiro, a produção somou 346,9 mil veículos, um aumento de 11,5% sobre os 311 mil veículos dos dois primeiros meses do ano passado. Os licenciamentos de veículos em fevereiro, puxados por promoções das montadoras, somaram 114,9 mil unidades, 7,8% a mais do que em janeiro. Em relação a fevereiro de 2004, cresceram 9,7%. No acumulado dos dois primeiros meses do ano, foram licenciados 221 mil veículos, 4,4% a mais que no mesmo período de 2003.

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores de São Paulo (Anfavea), Rogelio Golfarb, acha que o ritmo de crescimento das exportações e da produção deve ser menor nos próximos meses porque o cenário macroeconômico apresenta uma "deterioração" em relação a dezembro. Segundo ele, há "riscos" para o crescimento da indústria em 2005 por causa de uma conjunção de fatores: crescimento menor do PIB em relação aos 5% de 2004; alta de juros; alto preço do aço e câmbio desfavorável para as exportações. Para Golfarb, a principal preocupação é com a produção de máquinas agrícolas.

"No mercado interno, há uma tendência de queda nas vendas de máquinas agrícolas, como resultado da baixa no preço das commodities e da quebra da safra de soja", disse. "A situação do agronegócio deve afetar também as vendas de caminhões e picapes". Golfarb admitiu que a entidade pode rever para baixo suas previsões para máquinas agrícolas. Mas, por ora, mantém as estimativas de queda de 10% nas vendas internas, para 34 mil máquinas agrícolas, e uma produção estável em relação a 2004 (69 mil unidades).

A Anfavea mantém as previsões de menor velocidade de crescimento para a indústria, em comparação com o ano passado, quando o setor bateu recordes de produção e exportação. E prevê aumento de 5,3% na produção em 2005, para 2,3 milhões de veículos. A estimativa para vendas no mercado interno é de expansão de 4%, para 1,4 milhão de veículos. Já as exportações devem crescer 7%, para US$ 8,9 bilhões.