Título: Nacionais voaram mais para o exterior
Autor: James Allen
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/03/2005, Economia, p. B10

As empresas brasileiras acumularam crescimento de 10,4% no tráfego doméstico e de 15,3% no internacional no primeiro bimestre deste ano, na comparação com o mesmo período no ano passado, segundo o Departamento de Aviação Civil (DAC). Nos vôos para o exterior, as companhias aéreas nacionais recuperaram, nos primeiros dois meses do ano, o volume de tráfego que tinham em 2000, quando Transbrasil e Vasp ainda operavam no segmento, além da Varig e da TAM. Daí em diante, o tráfego externo das empresas brasileiras veio encolhendo. Neste início de ano, o volume de operações para o exterior já supera em 7% o patamar do mesmo bimestre de 2000.

Na avaliação do especialista Paulo Bittencourt Sampaio, as empresas aéreas brasileiras deverão superar o volume de operação para o exterior que tinham há quatro anos. Além da Varig e da TAM, a Gol também voa para fora do País.

"A expectativa é que em 2005 este nível seja superado, salvo algum colapso na Varig", comenta Sampaio. A Vasp deixou de operar para o exterior em outubro de 2000 e a Transbrasil reduziu gradativamente sua presença internacional até parar de voar, em dezembro de 2001.