Título: ATENÇÃO!
Autor: Adriana Dias Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/02/2005, Vida, p. A8

VERÃO: predominam as doenças transmitidas por hospedeiros intermediários, como dengue (contaminação pelo mosquito Aedes aegypti), leptospirose (pela água ou alimento que teve contato com a urina de rato de esgoto). INVERNO: são mais freqüentes as doenças relacionadas às aglomerações, aquelas transmitidas pelo ar. Entre elas, resfriado, gripe, meningite, rubéola e caxumba.

PRIMAVERA: Catapora. A transmissão, na verdade, é durante o inverno. Mas os primeiros sintomas ocorrem no início da primavera por conta do tempo de incubação da doença: cerca de 14 a 21 dias, o dobro ou o triplo em relação às outras.

CRÔNICAS: são aquelas doenças que ocorrem em qualquer época do ano, com incidência parecida: tuberculose, hepatite B e C e tétano.

VACINAS: Onze doenças estão no calendário infantil de vacinas do governo federal: tuberculose, hepatite B, pólio, difteria, tétano, coqueluche, meningite, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola. No calendário de pessoas com mais de 60 anos, há duas: gripe e pneumonia.