Título: Marcha leva um terço dos 5,5 mil prefeitos a Brasília
Autor: Sérgio Gobetti
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/03/2005, Nacional, p. A7

Pelo menos um entre cada três dos mais de 5,5 mil prefeitos do País estão participando da 8.ª Marcha a Brasília. O evento reúne desde políticos experientes que administram grandes cidades até aqueles provenientes de pequenos municípios ou que nunca ocuparam antes um cargo público. Para a maioria deles, estar na capital federal e chegar perto do presidente da República é motivo de emoção. "Quero conhecer um pouco mais de Brasília para sair em defesa de meu município", afirma o prefeito de Muritiba (BA), Roque dos Santos (PFL). Acompanhado da mulher e vestido como se estivesse participando de um jantar de gala, o prefeito era ontem um dos 2.505 administradores municipais (incluindo vices e secretários) que esperavam ansiosamente pela oportunidade de estrear num evento de magnitude nacional. "Nossa expectativa é vislumbrar um horizonte melhor para os municípios, principalmente os pequenos, cada vez mais pobres", disse Santos.

Encantado com a arquitetura de Brasília, onde está pela primeira vez, o prefeito de Santa Maria do Suaçuí (MG), Roberto Costa Alves (PTB), também está preocupado com a elevação dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal bandeira da marcha. "Viemos juntar forças para que haja uma maior participação do FPM na carga tributária", disse o mineiro.

Prefeita de Mossoró, segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, que sobrevive dos royalties do petróleo e não do FPM, Maria de Fátima Rosado Nogueira (PFL) estréia em Brasília sem a mesma carência financeira dos colegas. "É um momento importante para termos contato com os ministros e buscarmos convênios para assinar", avalia Maria de Fátima, que aproveitou para marcar uma audiência com seu conterrâneo, o ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes.