Título: Aposentado morre após 12 horas na fila do INSS
Autor: Rodrigo Morais
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/03/2005, Nacional, p. A8

Depois de ter passado 12 horas na fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o pedreiro Severino Elias dos Santos, de 65 anos, morreu enquanto tirava fotocópias de documentos em uma loja na frente do posto de atendimento. O caso ocorreu ontem no início da tarde em Padre Miguel, na zona norte do Rio. Severino tinha pressão alta, mas tomava remédios para controlar o problema. "Eu cheguei aqui e ele estava no chão há várias horas", disse a filha do pedreiro, Marlene dos Santos, chorando. De acordo com Marlene, Severino saiu de casa em direção ao INSS às 23 horas do domingo, pois só com essa antecedência conseguiria uma senha para ser atendido. Pessoas atendidas no posto de Padre Miguel afirmaram que é comum a venda de lugares na fila. O pedreiro, segundo testemunhas, foi atendido por volta do meio-dia.

Como completara 65 anos em 4 de fevereiro, Severino foi ao posto do INSS com o objetivo de obter a aposentadoria. Mas faltavam cópias de documentos para dar entrada no processo, e por isso Severino foi até a loja em frente. No momento em que a fotocópia era feita, ele passou mal e morreu.

NOTA

Em nota, o INSS lamentou a morte do pedreiro e informou que, por dia, 500 senhas são distribuídas no posto de Padre Miguel. De acordo com o instituto, outras 300 pessoas que buscam informações são atendidas diariamente no local. "Assim, no total, a agência de Padre Miguel, que tem 60 servidores, atende em média 800 pessoas por dia", afirma o texto.

O INSS pede que denúncias sobre venda de lugares nas filas de seus postos sejam feitas à Polícia Militar. Nos casos que envolvem funcionários do instituto, as reclamações devem ser feitas à Ouvidoria do INSS, pelo telefone 0800-780191, ou então ao Disque-Denúncia da Previdência Social, por meio do número 0800-707 0477.