Título: Viagens aéreas ficam mais baratas
Autor: Mariana Barbosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/03/2005, Economia, p. B14

Com o fim da temporada de verão, as empresas aéreas começam a lançar promoções e reduções tarifárias. A Gol começou a praticar, desde a zero hora de ontem, uma redução de até 56%, por tempo ilimitado, no preço de suas tarifas. As maiores reduções ocorreram nos preços mínimos, que são aplicados a um volume limitado de assentos em cada vôo. "Não se trata de promoção, mas uma realinhamento da estrutura tarifária", afirma o vice-presidente de Marketing e Serviços, Tarcísio Gargioni. A Varig também anunciou preços menores, mas apenas para o feriado de Semana Santa. A promoção, válida exclusivamente para compras pela internet, dá descontos de até 70% nas passagens de ida, para passageiros que embarcarem nos dias 25 e 26. Pela promoção, o trecho São Paulo-Salvador cai de R$ 1200 (tarifa cheia) para R$ 360. Segundo a assessoria de comunicação da Varig, trata-se de uma promoção pontual e, diferentemente da Gol, a empresa não tem intenção de fazer qualquer realinhamento de tarifas.

Temendo acusações de que estaria promovendo uma guerra tarifária, a Gol se antecipou em dizer que o seu realinhamento tarifário está de acordo com as regras estipuladas pelo Departamento de Aviação Civil (DAC). Esta é a segunda vez que a Gol faz um realinhamento tarifário. O primeiro foi em 2002 e em menor escala. "Nosso objetivo não é aumentar a participação de mercado, mas a rentabilidade e a taxa de ocupação dos vôos fora dos horários de pico", explica Gargioni.

Na nova estrutura tarifária, aumenta a diferença entre o preço mínimo e o preço máximo em cada vôo. Não houve nenhuma redução de preço máximo, apenas nos preços intermediários e nos preços mínimos.

Segundo o executivo da Gol, a nova tarifa irá beneficiar o passageiro mais sensível a preço e que tenha disponibilidade de voar fora dos dias e horários de pico. A empresa não revela quantos assentos estão disponíveis dentro do preço mínimo. "Em cada vôo tem um número diferente de assentos com preço mínimo." Com a redução, o valor mínimo da ponte aérea Rio-São Paulo, por exemplo, caiu 35%, de R$ 173 para R$ 112.

O vice-presidente não esconde que o realinhamento faz parte de uma estratégia de marketing. "De vez em quando temos de fazer algumas ações para consolidar o conceito da marca". Com o preço máximo de suas tarifas - as chamadas tarifas cheias, aplicadas nos horários de pico - semelhante ao praticado pelas concorrentes TAM e Varig, a Gol tem sido muitas vezes criticada por praticar apenas a primeira metade do conceito low cost, low fare (baixo custo, baixa tarifa).

O presidente da Gol, Constantino Junior, anuncia hoje o seu balanço de 2004, o primeiro desde que a empresa lançou ações nas bolsas de valores de São Paulo e Nova York. A expectativa é de que a empresa supere em muito o lucro líquido conquistado no ano anterior, que foi de US$ 113 milhões.