Título: No primeiro dia útil, muita gente não sabia do aumento
Autor: Carla Miranda e Moacir Assunção
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/03/2005, Metrópole, p. C3

Confira o troco, a tarifa subiu. Um aviso assim poderia estar ao lado do cobrador, aconselha a dona de casa Luciana Souza. Depois de tantas reclamações, parece incrível, mas nem todos estão a par da primeira intervenção da gestão José Serra (PSDB) no setor. Muitos ainda desconheciam que a tarifa de ônibus desde sábado subiu para R$ 2,00. "Hoje (ontem) de manhã fui eu quem informou ao funcionário de que estava cobrando errado", contou Luciana. Embora alguns suspeitassem, o aumento não deixou de surpreender. "Acabo de saber. Já se falou sobre isso, só que o prefeito negou, por causa da eleição", disse a estudante Alexandra dos Reis. "É muita a diferença. Só ida e volta já são 60 centavos."

Outros, porém, atentos ao bolso, lotaram os postos de recarga do bilhete na semana passada. Era a última chance de seguir pagando o antigo preço, R$ 1,70, até 4 de abril. "Há duas semanas, algumas pessoas me perguntavam sobre o aumento", disse o cobrador Antônio Nunes.

Em outro ônibus, que ia ao Terminal Princesa Isabel, o cobrador ouviu reclamações dos passageiros. "Pelo menos dez pessoas por viagem desconheciam a notícia", disse ele, que pediu anonimato.

Muitos acham que a Prefeitura deveria tomar a iniciativa de informar sobre o aumento. "Só soube pelo telejornal na sexta-feira", disse um motorista, no Terminal Cachoeirinha.