Título: Começa hoje o julgamento de Michael Jackson
Autor: AP e NYT
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/01/2005, Vida, p. A9

SANTA MARIA, EUA - Começa hoje a primeira etapa do julgamento de uma das maiores estrelas da música pop americana, Michael Jackson, de 46 anos. Indiciado em abril, ele carrega dez acusações de molestar crianças, servir bebida alcoólica para um menor, conspiração, seqüestro e extorsão. O julgamento pode durar cinco meses. Apenas a seleção dos membros do júri, primeira fase do processo, pode durar um mês enquanto os advogados analisam mais de 750 candidatos.

Apesar dos esforços do juiz Rodney Melville, da Corte Suprema de Santa Barbara, na Califórnia, de manter em segredo as 1.900 páginas de depoimentos coletados até agora sobre o caso, detalhes foram divulgados por um site e uma emissora de televisão americanos nas últimas semanas. Em defesa, Jackson chamou a mídia de "repugnante e falsa". "Uma enorme quantidade de reportagens maliciosas foram feitas sobre mim", disse em um vídeo-depoimento divulgado em seu website.

O juiz afirmou que somente apresentará as transcrições ao júri, além de outras evidências, quando ele estiver formado. Melville também anunciou que o documentário britânico no qual Jackson aparece, sem conhecimento, dividindo sua cama com uma criança pode ser mostrado no julgamento, e que o garoto que acusou o cantor de tê-lo molestado deve aparecer em corte aberta.

Em 1993, Jackson pagou US$ 23 milhões para que os pais de um menino não o processassem por abuso sexual. Em 2003, ele pagou fiança de US$ 3 milhões para responder às acusações daquele ano em liberdade.

O astro se declara inocente de todas as dez acusações e pediu um julgamento imparcial. "Eu mereço um processo justo, como qualquer outro cidadão americano."