Título: Só 22% das moças fazem esportes
Autor: Renata Cafardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/01/2005, Vida, p. A10
SEDENTÁRIAS: Um dos índices que mais impressionam na pesquisa da Unesco é o número de mulheres que praticam esportes. São 22% das jovens entre 15 e 29 anos do País, enquanto os homens representam 78% desse grupo. O que elas mais alegam para o sedentarismo são falta de tempo e desinteresse. Na sexta à tarde, no conjunto habitacional Cingapura, os meninos jogavam bola e as meninas olhavam. "Gosto é de assistir à TV, ficar aqui na rua conversando e ir ao shopping", diz a estudante Bruna Vaitiekunas, de 15 anos. A amiga Graci Kelly de Souza afirma que "detesta esportes" e só pratica na escola porque é obrigatório.
O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, diz que o governo vai promover a "democratização das práticas esportivas" incentivando o futebol também entre as mulheres. A modalidade esportiva apareceu como a mais apreciada por 65% dos entrevistados, tanto meninos quanto meninas, na pesquisa. Outros esportes não chegam a ter a predileção de 10% dos jovens.
A ONU também reconhece em seu relatório a disparidade entre homens e mulheres. A atividade física é considerada importante para um equilíbrio de gênero na educação e para melhorar a confiança e a auto-estima das meninas.