Título: Para oposição, Câmara tapou sol com peneira
Autor: Denise Madue¿o
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/03/2005, Nacional, p. A4

O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) disse ontem que o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), quis "tapar o sol com a peneira" ao arquivar o pedido do PSDB de abertura de processo de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Era necessária uma investigação para o presidente da República dizer se tem ou não tem elementos que comprovam atos de corrupção no governo Fernando Henrique", afirmou Hauly. Segundo o tucano, Severino agiu em "harmonia" com o Palácio do Planalto. "Ele (Severino) é da base do governo", declarou. Hauly também saiu em defesa do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. "Não há nenhuma denúncia contra o processo de privatização que não tenha sido apurada. Até agora, nada foi comprovado", afirmou.

O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) rebateu Hauly e disse que a decisão de Severino Cavalcanti era esperada pela maioria dos parlamentares. "Tanto é que, depois de anunciada a decisão, não houve nenhuma comoção aqui na Casa", afirmou. Segundo ele, o pedido de impeachment protocolado pelo PSDB na Câmara usava argumentos "absurdamente desproporcionais aos fatos".

Chinaglia também concordou com o vice-presidente da República, José Alencar, que defendeu que as privatizações do governo Fernando Henrique sejam investigadas. "Com ou sem investigação, nós sabemos que as privatizações prejudicaram o País."

O vice-líder do governo, o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), afirmou que o PSDB quis fazer "tempestade em copo d'água". "Eles (tucanos) não tinham como fazer uma enchente com um copo d'água", declarou. "O PSDB tentou transformar uma fala improvisada de Lula em uma crise política. Não conseguiu."

Segundo Albuquerque, a postura do vice-presidente de defender que as privatizações do governo passado sejam apuradas está correta. "Temos de continuar a apurar. Mas acredito que todas as denúncias feitas contra as privatizações foram ou estão sendo investigadas", declarou.