Título: 'Não sejam tão desaforadas'
Autor: Angela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/03/2005, Vida &, p. A16

Elogiado como um parceiro na luta pela igualdade e autonomia da mulher, tido como um homem "de alma feminina" e chamado de "feminista de carteirinha", o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cometeu um deslize machista no seu discurso às mulheres brasileiras, ontem, em Apodi, no semi-árido nordestino, a 352 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte. "Vocês já são a maioria da população brasileira, já são 52%, vocês já têm cargos de vereadoras, de prefeitas, de governadoras", disse ele. "Eu espero que vocês não sejam tão desaforadas e não comecem a pensar logo na Presidência da República. Vai devagar com essa pressa de poder."

A "brincadeira" do presidente foi recebida com risos e aplausos pela maioria, mas não passou em branco para duas mulheres que fizeram seus discursos durante o evento. Raimunda Celestino, coordenadora de política das mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), disse que a fala do presidente revelou o temor do poder das mulheres.

Ela frisou que provavelmente ele será o candidato à reeleição, pelo carisma que possui tanto em relação a mulheres como a homens, mas observou que o presidente "tem preconceitos como os outros homens". "Ele tem suas dificuldades de compreensão da importância das mulheres na vida pública."

Maria Gerusa Costa, representante das quebradeiras de côco de babaçu do Nordeste, disse que "mais hoje, mais amanhã, nem que sejam as netas e bisnetas", as mulheres ocuparão cargos de vereadora a presidente. "O Brasil está vendo que a cada momento estamos nos fortalecendo."

No evento, o presidente lançou, no Assentamento Milagre, a campanha "Crédito para a Igualdade das Mulheres Rurais", com o objetivo de estimular e sensibilizar organizações patrocinadoras, instituições bancárias e as próprias agricultoras familiares a investir no Pronaf Mulher, uma linha de crédito do Pronaf, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, específico para as agricultoras rurais - independentemente de seus maridos ou companheiros terem acesso ao crédito do programa nacional de agricultura familiar.

O primeiro grupo de mulheres nordestinas a se beneficiarem do Pronaf Mulher, que existe há dois anos, foi de oito assentadas do Milagre. Elas criaram a Associação das Amigas das Abelhas, que investe em apicultura, e começaram a desenvolver um projeto de produção de sabonetes líquidos e sólidos, creme de barbear, esfoliante e óleo a base de mel de abelha. "Não podemos permitir que haja qualquer engano no Pronaf Mulher", disse o Lula.