Título: Passadas as eleições, família espera contato
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/01/2005, Internacional, p. A15

Palavra de ordem entre parentes é ter paciência e aguardar a iniciativa dos seqüestradores de Vasconcellos JUIZ DE FORA - Um dia depois da manifestação que reuniu quase 2 mil pessoas no centro de Juiz de Fora (MG) pela libertação do engenheiro João José Vasconcellos Jr., seqüestrado no Iraque, os parentes do brasileiro que vivem na cidade recolheram-se em casa durante o dia de ontem. A palavra de ordem voltou a ser paciência para esperar um contato dos seqüestradores, um sinal de que Vasconcellos está vivo. "Estamos muito desgastados com a movimentação desses dias e resolvemos hoje tirar o dia para recarregar as baterias. Continuamos aguardando um contato", disse Isabel Vasconcellos, irmã do engenheiro.

Na casa dos pais, perto da praça onde foi realizado o ato de sábado, Carla, a outra irmã do engenheiro, disse que a família confia na repercussão dos apelos. Após a manifestação, parentes e amigos reuniram-se para acompanhar as edições eletrônicas dos jornais e agências de notícias brasileiras e estrangeiras e vibraram com as imagens veiculadas na rede de TV CNN. "João agora não é só nosso irmão, mas do Brasil inteiro. Com certeza a mensagem vai chegar lá", disse Carla.

Eridan Leão, amiga da família, que organizou o ato público, afirmou que o grupo permanece mobilizado e aguarda os desdobramentos da eleição iraquiana de ontem para planejar novas ações. A família acredita que a movimentação de tropas americanas durante o pleito naquele país impediu os seqüestradores de fazer contato. "Estamos muito confiantes em que haverá um contato nos próximos dias, com as coisas mais calmas lá. Eles já sabem o que estamos fazendo aqui."