Título: Gestão da Saúde e Previdência é ruim, admite Dirceu
Autor: Tânia Monteiro, Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/03/2005, Nacional, p. A5

O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, disse ontem que o governo está promovendo a reforma do Estado. Era uma resposta às críticas feitas pela oposição de que os gastos públicos com a máquina administrativa teriam aumentado. "É fato sim que os gastos com pessoal aumentaram", afirmou ele, mas "não é porque se esteja desperdiçando recursos". O ministro reconheceu, no entanto, que "é preciso aumentar a produtividade e a eficiência da gestão" em duas áreas - Previdência e Saúde, cujos ministros estão na mira do Palácio do Planalto para a reforma ministerial. Segundo Dirceu, as duas pastas, juntamente com Transportes e Educação, consomem dois terços dos gastos do governo. "É hora e já é tarde e o Brasil precisa controlar seus gastos", disse ele, ao informar que está apresentando ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um "amplo programa de melhoria da eficiência e da gestão pública" e de desburocratização e simplificação da vida das empresas e dos cidadãos.

Dirceu destacou que a Previdência paga benefícios superiores a R$ 150 bilhões por ano e que, se as medidas de combate às fraudes e ganhos administrativos gerarem uma economia de 10%, seriam R$ 15 bilhões a mais em recursos. "Cinco vezes o que vamos investir a mais em transporte no País este ano, quando dobramos o orçamento do Ministério dos Transportes."

GRAVÍSSIMO

O ministro avaliou que as áreas de energia e telecomunicações estão equacionadas, com modernização e ampliação de suas estruturas, mas reconheceu que nas rodovias, portos e ferrovias o problema é "gravíssimo". Dirceu informou que o governo vai concentrar esforços na melhoria da eficiência dos corredores de exportação e disse que serão monitorados os investimentos em transportes previstos no Orçamento Geral da União para 2005.

Respondendo às críticas à administração federal, o ministro José Dirceu, que voltou a atacar a "herança" recebida, fez um balanço de todas as atividades no governo, repassando área por área, e declarou: "O governo aumentou seus gastos na área social."

DIREITOS

Dirceu, insistindo em que o Estado brasileiro tem de ser eficiente e capaz de defender os direitos do cidadão, avisou: "O País precisa ter consciência de que o governo do presidente Lula, e a própria sociedade brasileira sabe disso, não pode deixar de modernizar o Estado brasileiro. E não pode deixar de ampliar e consolidar o seu programa social porque nós fomos eleitos para isso e o País não suporta mais crescimento econômico sem distribuição de renda."

O ministro José Dirceu disse ainda que o Estado brasileiro tem que ser competente e, quando necessário, é preciso financiar a economia através dos bancos públicos.