Título: João Paulo pode assumir Coordenação Política
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/03/2005, Nacional, p. A5

O ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP) é até agora o nome mais cotado para assumir a Coordenação Política do governo, mas quem comanda na prática as negociações para a reforma ministerial é o chefe da Casa Civil, José Dirceu. Detalhe: no capítulo de ontem da novela em que se transformou a reforma, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu sinais de angústia em relação ao destino do atual ministro, Aldo Rebelo, e marcou nova conversa com ele para segunda-feira. Conhecido por seu "coração mole", Lula está preocupado com Aldo. "Não sou de abandonar companheiro no meio da estrada", disse o presidente a vários interlocutores do PT.

Lula gosta de Aldo, do PC do B. Acha que é um companheiro fiel e não quer demiti-lo sem mais nem menos. Tudo ficaria mais fácil se ele aceitasse outra pasta, como a do Trabalho, pois poderia remanejar o petista Ricardo Berzoini, também considerado curinga. Mas Aldo está magoado com o PT.

ALTERNATIVA

A cúpula petista quer que Dirceu retome a coordenação política para ajudar a pavimentar, com os partidos aliados, o caminho para a reeleição de Lula. O presidente já disse em conversas reservadas que talvez tenha sido um erro dividir a Casa Civil, em janeiro de 2004. Mas, ao menos por enquanto, não é provável que tudo volte a ser como antes, até porque o Planalto avalia que Dirceu seria ainda mais bombardeado pela oposição.

A opção João Paulo surge nesse vácuo e pode vingar. Antes dele, interlocutores de Lula sondaram dois petistas: o presidente da Infraero, Carlos Wilson, e o governador do Acre, Jorge Viana. João Paulo também é alternativa para a liderança do governo na Câmara. Outra ala do PT defende para o cargo José Eduardo Martins Cardozo (SP) ou seu colega Sigmaringa Seixas (DF).

O Planalto tenta fechar acordo com João Paulo para que ele desista de sua pretensão de disputar o governo paulista, em 2006, assumindo a Coordenação Política. Motivo: Lula apóia a candidatura do líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP).