Título: MST anuncia 'ano vermelho' com três invasões no Pontal
Autor: José Maria Tomazela
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/02/2005, Nacional, p. A8

Sem-terra mobilizam 500 militantes para ocupar duas fazendas e uma área pública SOROCABA - O Movimento dos Sem-Terra (MST) retomou a mobilização no Pontal do Paranapanema, extremo oeste de São Paulo, realizando uma seqüência de três invasões no fim de semana. Um total de 500 militantes ocupou duas fazendas e uma área pública em três municípios. Foram as primeiras ações do ano na região que concentra o maior número de conflitos fundiários do Estado. "É o 2005 vermelho", anunciou Luciano Francisco Paraíso, da secretaria regional do movimento. A ação teve início na noite de sexta-feira, quando cerca de 80 militantes liderados por José Rainha Júnior invadiram a Fazenda São Camilo, em Presidente Wenceslau. Segundo a proprietária, Mécia Cristina Rodrigues Lopes, eles entraram na propriedade com vários veículos, que foram deixados à distância. A pé, foram até a sede e começaram a montar barracos no entorno.

Na mesma noite e na manhã seguinte, dois grupos (300 militantes), um deles também liderado por Rainha, invadiram a Fazenda Santa Luzia, no distrito de Cuiabá Paulista, em Mirante do Paranapanema. As duas propriedades são consideradas produtivas, mas são reclamadas pelo Estado, em ações judiciais, sob a alegação de serem terras devolutas.

A outra invasão ocorreu domingo, num terreno da prefeitura de Álvares Machado, e mobilizou cerca de 130 pessoas. A área fica à margem da Estrada da Amizade.