Título: Fumar é pior ainda para as mulheres, mostra estudo
Autor: Jamil ChadeCorrespondenteCom EFE
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/02/2005, Vida, p. A10

AMSTERDÃ - Fumar faz mais mal às mulheres que aos homens, porque reduz em mais de uma década a expectativa de vida das fumantes e muito menos a deles, segundo estudo divulgado pelo governo holandês. A agência de estatística CBS explicou que foi feita uma comparação entre o número de holandeses que morreram de câncer de pulmão em 2003 e as tendências de desenvolver a doença. Os resultados apontaram que fumar diminui a expectativa de vida das holandesas em 11 anos, ante os 3 anos para os homens.

"As mulheres que morreram de câncer de pulmão eram mais jovens que os homens que morreram pela mesma causa. Isso significa que os efeitos de fumar são mais sérios para elas", afirmou a agência, sem sugerir uma razão exata para esta diferença.

É sabido que fumar é uma das principais causas do câncer de pulmão, bem como de outros tipos de câncer e de enfermidades pulmonares.

Em média, as holandesas que morreram de câncer de pulmão tinham 70 anos - enquanto a expectativa de vida da população feminina é de 81 anos. Os homens com este tipo de doença viveram, em média, até os 73 anos, frente a uma expectativa de 76 anos.

A expectativa de vida dos holandeses cresceu cerca de cinco anos desde a década de 1970, principalmente pela redução no hábito de fumar.