Título: Descoberta a chave genética ligada à diabete 2
Autor: The Boston Globe
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/02/2005, Vida, p. A11

Ela aciona o fígado quando a pessoa está obesa, dando início ao tipo mais comum da doença, dizem cientistas BOSTON - Pesquisadores nos EUA dizem ter encontrado o que leva à forma mais comum de diabete, a tipo 2, e sugerem que um tratamento simples e barato poderia evitar que milhares de pessoas fossem afetadas pela doença em todo o mundo. Os cientistas, do Centro Joslin de Diabetes, em Boston, descobriram uma "chave genética" que age no fígado quando a pessoa está acima do peso - a obesidade tem sido ligada à doença, mas até hoje a relação não era clara. Os pesquisadores viram que, acionada, essa "chave" leva a uma inflamação leve, que provoca a produção excessiva de insulina e leva ao surgimento do quadro.

A equipe sabia que o fígado de pessoas obesas diabéticas apresenta uma taxa alta da proteína NF-kB, que provoca uma inflamação. Normalmente, ela é fabricada em resposta a uma infecção, mas camundongos obesos, com o fígado saturado de gordura, produzem a proteína em quantidades bastante inferiores. Ao "desligar" o gene que produz a NF-kB, os pesquisadores reduziram a inflamação e outros sintomas da doença nos animais.

"Há bons motivos para acreditar que a pesquisa poderia levar à criação de uma terapia para diabete", comenta Gokhan Hotamisligil, professor de genética e metabolismo na Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, que não está envolvido no estudo. "Estou realmente convencido de que as terapias para diabete vão surgir da biologia molecular."

BOM E BARATO

A equipe de Boston foi além. Assumindo que remédios baratos da família dos salicilatos, como a aspirina, são usados para combater inflamações, eles os testaram para eliminar os sintomas, com sucesso. Os resultados foram publicados na edição online da revista Nature Medicine (www.nature.com/nm) e testes iniciais em humanos estão em andamento.

"Essas drogas, que estão entre as mais seguras, podem fazer um trabalho surpreendentemente bom no combate à inflamação", diz Steven E. Shoelson, que lidera o trabalho.

Por causa da popularidade dos salicilatos, Shoelson alerta que é prematuro correr às farmácias. Sua eficácia foi comprovada, até agora, apenas em animais. Em humanos, ele calcula que seriam necessárias 20 pílulas de aspirina por dia para combater a doença, dosagem que poderia causar hemorragia gastrointestinal.

"Ninguém deve simplesmente começar a tomar esses remédios." O cientista lembra que as atitudes óbvias a serem tomadas por quem deseja evitar o aparecimento da diabete 2 são perder peso, fazer exercícios físicos e comer de forma saudável.