Título: Nos shoppings, venda sobe 5%
Autor: Vânia Cristino
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/02/2005, Economia, p. B3

Liquidações antecipadas garantem bom resultado em mês fraco As liquidações antecipadas e um grande número de promoções garantiram um bom movimento de vendas do comércio em janeiro. Nos mês passado, os lojistas de shoppings faturaram entre 4% e 5% a mais do que no mesmo período de 2004, já descontada a inflação, segundo dados preliminares da Associação dos Lojistas de Shoppings (Alshop). Outro dado relevante do levantamento é que entre 28% e 30% das lojas hoje têm alguma promoção ou estão em liquidação. No mesmo período de 2004, esse indicador era menor, variava entre 23% e 25%. "Boa parte das lojas adotou essa estratégia como chamariz de vendas", afirma o presidente da entidade, Nabil Sahyoun.

A liquidação oficial dos shoppings deste ano, que deve envolver cerca de 20 mil lojas da Grande São Paulo, está programada para a última semana deste mês, entre os dias 23 e 27. "Serão apenas cinco dias de liquidação. O normal são dez", observa o presidente da Alshop. A decisão de encurtar os período foi tomada para potencializar o impacto nas vendas.

O fato de várias lojas estarem em permanente liquidação, como ocorre desde o fim do ano passado, é um risco, segundo Sahyoun. Isso porque dificilmente conseguem atrair clientes por um período mais longo.

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) divulga hoje o balanço de vendas de janeiro. Segundo os técnicos da entidade, tudo indica que o resultado foi bom, porém sustentado por um grande esforço promocional, com redução das margens.